A Paraíba o tempo todo  |

Vené recebe técnicos do DECEA para instalação do ILS no aeroporto

Está confirmado. Nesta segunda-feira, técnicos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, subordinado ao Ministério da Defesa e Comando da Aeronáutica, estarão em Campina Grande para fazer um levantamento completo das condições técnicas do Aeroporto João Suassuna, objetivando a instalação posterior do equipamento ILS, que irá auxiliar no pouso e decolagem de aeronaves em condições adversas.

Os técnicos chegarão a Campina Grande às 13h30 e imediatamente visitarão todo o aeroporto, inclusive a pista de pouso. Eles coletarão os dados para a concretização do projeto final para a implantação do ILS.

O prefeito Veneziano Vital do Rêgo acompanhará a visita dos técnicos, considerando que há muito tempo que vem sendo travada essa batalha para que o aeroporto receba o tratamento que realmente merece.

Para Veneziano, a cidade tem perdido muito sem a existência desse equipamento. Muitas empresas até deixaram de aportar em Campina porque não encontram as condições necessárias para pouso e decolagem em períodos chuvosos ou nublados.

Veneziano lembrou que a instalação do ILS no João Suassuna é uma antiga reivindicação da cidade, que se torna realidade graças à atuação do Senador Vital do Rêgo que, desde a época em que exercia mandato de Deputado Federal, vem atuando junto aos órgãos da Aviação Civil para conseguir o benefício para o Aeroporto de Campina Grande.

ILS – O ILS (Instrument Landing System) é um moderno sistema de aproximação por instrumentos, que dá uma orientação precisa ao avião que esteja pousando em determinada pista. Para a implantação do equipamento em Campina Grande, serão investidos cerca de R$ 8 milhões. A instalação do ILS permitirá, inclusive, a ampliação dos voos para a cidade.

De acordo com Vital do Rêgo, a instalação do ILS vem sendo solicitada por ele e por entidades da sociedade civil organizada de Campina Grande há muito tempo, a exemplo da CDL, Associação Comercial e Fiep. O senador lembrou das várias solicitações feitas à Infraero e ao próprio Ministério da Defesa.

Porém, de acordo com Vital, a Infraero sempre tinha uma desculpa para a não instalação do equipamento. “A Infraero ficou dando balão”, disse. Por conta disso, segundo Vital, Campina perdeu vôos à noite, visto que as aeronaves têm dificuldades para aterrissar com segurança devido à ausência de visibilidade e do aparelho.

Vital lembrou de recente reunião com o Ministro da Aeronáutica, Juniti Saito, a quem novamente solicitou atenção para com o pleito de Campina Grande. Ele disse que, como articulou, por meio da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização – CMO, da qual é presidente, vários recursos para o Ministério da Aeronáutica, conquistou a confiança e a amizade do ministro.

“Agora, graças à relação próxima que tenho com o Ministro da Aeronáutica, por conta da presidência da CMO, recebi dele a garantia de que o aparelho, inédito na Paraíba, será instalado no aeroporto Presidente João Suassuna”, revelou o senador.

Já o Prefeito Veneziano lembrou que, recentemente, recebeu em Campina Grande o Brigadeiro João Carlos Silva, da Infraero, oportunidade em que apresentou para ele a necessidade do aeroporto. “Agora, graças à atuação do nosso Senador Vitalzinho, conseguimos viabilizar a instalação do ILS”, disse Veneziano.

 

Secom/CG

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe