A Paraíba o tempo todo  |

Veja quem são os governadores que deixaram o mandato para disputar outro cargo nas eleições 2022

Governadores deixaram seus mandatos para concorrer nas eleições — Foto: Elcio Horiuchi/g1

Um grupo de seis governadores deixou seus mandatos para concorrer nas eleições de outubro. O prazo limite para desligamento dos cargos foi neste sábado (2) e todos estão aptos ao pleito.

A maioria estava em segundo mandato e não poderia se manter à frente do estado por mais quatro anos.

João Doria venceu as prévias para ser o pré-candidato ao PSDB à Presidência. Já Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, está habilitado a concorrer à reeleição, mas optou por tentar a disputa presidencial.

Nesta semana, João Doria ameaçou desistir da candidatura por conta de uma ala do partido que defende que o candidato tucano à Presidência seja Eduardo Leite. Mas oficializou a sua saída do governo de São Paulo para manter a sua pré-candidatura à Presidência da República pelo PSDB.

Leite tenta ser o candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, mesmo derrotado nas prévias do partido, em novembro passado, para João Doria.

Os demais governadores a deixar o Executivo local têm como objetivo disputar uma vaga ao Senado Federal. É o caso de Camilo Santana (PT), no Ceará; Flávio Dino (PSB), do Maranhão; Renan Filho (MDB), em Alagoas; e de Wellington Dias (PT), no Piauí.

Neste ano, cada estado renovará apenas uma das três vagas que têm direito no Senado, o que aumenta a disputa regional.

Confira a pretensão dos governadores:

GovernadorEstadoCargo ao qual concorrerá nas Eleições 2022
Camilo SantanaCESenador
Eduardo LeiteRSPresidente
Flávio DinoMASenador
João DoriaSPPresidente
Renan FilhoALSenador
Wellington DiasPISenador

Fonte: Levantamento g1

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe