A Paraíba o tempo todo  |

Unimed JP participa de campanha de combate ao tabagismo

Uma pessoa que fuma 20 cigarros por dia tem 98% de células propensas ao câncer. Além disso, o cigarro é responsável por 30% dos casos de infarto do miocárdio, 85% das doenças pulmonares e a cada 100 casos diagnosticados de câncer no pulmão, 90 estão relacionados ao consumo do tabaco.
Mesmo diante dos males provocados pelo fumo, aparecem cerca de cinco milhões de novos fumantes todos os anos no mundo.

Na Paraíba, os números não são diferentes. O Estado é considerado o terceiro em número percentual de fumantes. Só perde para o Acre e o Rio Grande do Sul. São 550 mil fumantes e o cigarro é responsável por 2,5 mil mortes por ano só no Estado.

Para alertar sobre os malefícios do cigarro à saúde, a Unimed JP juntamente com a Associação Médica da Paraíba e a Sociedade de Pneumologia da Paraíba estão promovendo a campanha “Brasil sem cigarro – A Paraíba apóia”. O projeto “Brasil sem Cigarro” é comandado pelo médico Drauzio Varella e realizado pelo programa Fantástico, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

AÇÕES A campanha, coordenada pelo pneumologista Sebastião Oliveira Costa, promoverá atividades com o objetivo de reduzir o número de fumantes na Paraíba.

No dia 12 deste mês, será realizado o seminário “Ajudando o Fumante a Largar o Cigarro”, no auditório da Associação Médica da Paraíba, das 14h às 18h. Uma equipe multiprofissional, formado por médico, psicólogo e nutricionista ministrará palestras durante o evento, por meio de uma abordagem cognitivo-comportamental.

Qualquer fumante pode participar do seminário. A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelos telefones 3221-2877 e 8802-3242.

A outra atividade da campanha é um passeio ciclístico no dia 18 deste mês. A concentração do passeio será na lagoa do Parque Sólon de Lucena, no Centro de João Pessoa, às 8 horas da manhã. Os ciclistas seguirão pela Avenida Epitácio Pessoa em direção ao Busto de Tamandaré. Qualquer pessoa pode participar da atividade.

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe