A Paraíba o tempo todo  |

Unidade do SENAI em João Pessoa recebe visita de políticos da PB

Parlamentares da Bancada Federal da Paraíba participaram de uma visita ao SENAI Odilon Ribeiro Coutinho, no Distrito Industrial de João Pessoa, na manhã desta sexta-feira, dia 8 de junho, onde foram recebidos pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha, diretores da federação, alunos e instrutores do SENAI e do SESI.

Participaram da visita, os deputados federais, Luiz Couto (PT), André Amaral (PROS), Damião Feliciano (PDT), Efraim Filho (DEM) e o senador José Maranhão (MDB). No SENAI, os parlamentares conheceram as Unidades Móveis de Eletroeletrônica, e de Couro e Calçado do SENAI, em funcionamento, estiveram nas instalações do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecções, a maior escola de fiação e tecelagem da América Latina que está sendo implantada na Paraíba, a oficina de Metalmecânica e os laboratórios de Robótica, tecnologia utilizada nas salas de aula do SESI e do SENAI.

Encerrando a programação, eles participaram da solenidade de encerramento do Grand Prix de Inovação, competição promovida pelo SENAI com o objetivo de promover a cultura da inovação e aproximar os alunos do mundo do trabalho.

Os deputados federais e o senador entregaram, juntamente com o presidente da FIEP, medalhas para as equipes classificadas em 1º, 2º e 3º lugares. Além disso, as autoridades puderam conversar com alunos, familiares e empresários, sobre a importância do SESI e do SENAI para suas vidas e para o Brasil.

Após uma manhã de imersão conhecendo a atuação do Sistema Indústria da Paraíba, os parlamentares enalteceram o trabalho realizado pelo SESI e SENAI, e ressaltaram a estrutura de ponta das instituições que hoje são responsáveis pela formação educacional e profissional de milhares de paraibanos.

""

Atualmente, há no Brasil 25 Institutos SENAI de Inovação, 57 Institutos SENAI de Tecnologia e oito Centros de Inovação do SESI, que apoiam empresas no desenvolvimento de soluções para a Indústria 4.0. Só o SENAI realiza anualmente mais de 1,3 milhão de ensaios laboratoriais e atende quase 20 mil empresas em serviços técnicos e tecnológicos.

Maior complexo de educação profissional e serviços tecnológicos das Américas, o SENAI formou ao longo de sua história mais de 73 milhões de trabalhadores. Anualmente, a entidade realiza mais de 2,3 milhões de matrículas na educação profissional. Reconhecida pela excelência de seu processo educacional, a instituição conquistou, em 2015, o primeiro lugar e, em 2017, a segunda posição na Worldskills, a maior competição de profissões técnicas do mundo. Equipes do SENAI ficaram à frente de equipes da Coreia do Sul, Suíça, Alemanha, Estados Unidos, Japão e França, nesta que é considerada a maior competição internacional de educação profissional.

 

""

O SESI está entre as instituições com melhor desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), conhecido como Prova Brasil, de acordo com estudos dos especialistas Fernando Abrucio, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Naércio Menezes, do Insper, e Rubem Klein, consultor da Fundação Cesgranrio. Anualmente, a instituição beneficia mais de 1,2 milhão de pessoas em educação básica, continuada e em ações educativas e mais de 4 milhões de pessoas com serviços de segurança e saúde no trabalho. Recentemente, alunos do SESI de Americana (SP) venceram o principal torneio de Robótica do mundo, o World Festival, realizado nos Estados Unidos, com participação de equipes de vários países.

Informações sobre a gestão do SESI e do SENAI estão disponíveis para toda a sociedade nos sites de transparência.  Nessas páginas, hospedadas nos sites das instituições, estão publicados dados sobre orçamentos, balanços contábeis, pareceres de auditores independentes, licitações, editais, relatórios de atividades e a infraestrutura existente, entre outros.

Essas instituições, que passam por várias auditorias e fiscalizações, são consideradas referências por órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU), pela forma transparente e clara que disponibilizam dados e informações para a população.

Assessoria de Comunicação

Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe