Categorias: Política

Única indicada para conselheira do TCE, Alanna Galdino deve ter o seu nome confirmado nesta terça pelo plenário da Assembleia Legislativa

PUBLICIDADE

Única indicada para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a médica e advogada Alanna Galdino deve ter o seu nome confirmado nesta terça-feira (18/03) pelo plenário da Assembleia Legislativa. Ela será a primeira mulher a integrar o TCE. 

Filha do presidente da Casa, o deputado Adriano Galdino (PSB),Allana foi a única inscrita no processo que vai escolher o próximo conselheiro do TCE-PB, para ocupar a vaga deixada por Arhtur Cunha Lima, que se aposentou recentemente.

 O processo de escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba, iniciado na Assembleia Legislativa (ALPB), na semana passada, obteve a inscrição única da filha do presidente da Casa.

 Ontem, segunda-feira (17/03),A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou o nome de Alanna para o cargo de conselheira do TCC.

 O relator da matéria foi o deputado Felipe Leitão, que emitiu parecer favorável pela indicação e foi seguido pelos demais parlamentares da CCJ.

Após aprovação pela CCJ, o nome será encaminhado para apreciação no Plenário da Casa Epitácio Pessoa pelo colegiado de deputados.

 No plenário, a eleição acontecerá por votação secreta, às 18h desta terça-feira, sendo necessário o quórum de maioria absoluta dos deputados para aprovação.

Para garantir a nomeação, ela precisa obter a maioria absoluta dos votos. Um dos detalhes que devem ser analisado é se ela preencher os requisitos exigidos na Constituição do Estado.A aprovação do nome na ALPB precisa alcançar 19 votos durante sessão plenária.

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) afirmou que não vai votar no nome de Allana Galdino para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).

O parlamentar revelou que não foi procurado pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino (PSB), para participar da indicação do nome e por isso prefere se ausentar do processo de votação.

 Após a aprovação da candidata pelo Plenário, a Assembleia Legislativa promulgará e publicará o Decreto Legislativo de indicação da Conselheira escolhida, encaminhando cópia ao Governador do Estado para a respectiva nomeação.

Ela concorre a vaga deixada pelo ex-conselheiro Artur Paredes Cunha Lima, homologada no final de 2024.

Severino Lopes

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

INSS na mira: R$ 6,3 bi evaporam sob olhos fechados!

Mais um capítulo vergonhoso se soma à extensa lista de escândalos que corroem o tecido…

23 de abril de 2025

Caso Alanna: presidente do TCE-PB diz que pedido de suspeição contra Nominando chegou fora do prazo

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro Fábio Nogueira, esclareceu durante…

23 de abril de 2025

“Não vamos permitir que o projeto da anistia prejudique a agenda econômica”, afirma Huto Motta

Presidente cita a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil…

23 de abril de 2025

Pernambucano que mora na Paraíba será o novo ministro das Comunicações

Frederico Siqueira Filho, atual presidente da Telebras, foi escolhido para assumir o Ministério das Comunicações…

23 de abril de 2025

Homem é assassinado a tiros no momento em que trabalhava em obra no município de Bayeux

Na manhã desta quarta-feira (23), um homem foi morto enquanto trabalhava em uma obra no…

23 de abril de 2025

Polícia da PB prende em Campina Grande homem suspeito de matar a esposa no RN

Na manhã desta quarta-feira (23), a Polícia Civil conseguiu capturar um homem de 31 anos…

23 de abril de 2025