A Paraíba o tempo todo  |

TSE não toma conhecimento da consulta de Wilson Santiago

O Tribunal Superior Eleitoral, por unanimidade, não conheceu da Consulta feita pelo deputado federal Wilson Santiago (PMDB-PB) sobre os efeitos para o agente político-partidário da criação de uma nova legenda. O ministro Marcelo Ribeiro, em sua exposição como relator, tratar-se mais de questões “interna corporis” das siglas partidárias e não essencialmente de assunto de ordem eleitoral.

Em linhas gerais, a Consulta nº 1688, de autoria de Wilson Santiago – dada entrada no TSE  no dia 11 de março deste ano – foi no sentido de saber se alguém, filiado a um partido político, ao decidir criar uma nova legenda, não teria problemas de ser reintegrado à sigla original por algum problema de invalidação por não alcançar o coeficiente eleitoral necessário.

Marcelo Ribeiro disse, objetivamente, não tomar conhecimento da consulta porque, embora sugerisse levemente abordagem de assunto ligado à fidelidade partidária, não se constituía efetivamente em questão de ordem eleitoral.

Nos termos do relator, acompanharam o não conhecimento da consulta os ministros Arnaldo Versiani, Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Felix Fischer e Fernando Gonçalves.

Especula-se que a iniciativa de Wilson Santiago foi em atendimento a um pedido do colega Manoel Júnior (PSB), já sondando a Justiça Eleitoral para possíveis alternativas a uma saída sua do partido para a criação de uma legenda de suporte ao PMDB do governador José Maranhão, e sem a tutela do prefeito da Capital e presidente estadual da sua sigla, Ricardo Coutinho.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe