A Paraíba o tempo todo  |

TSE corta 18 cargos de juízes que atuariam nas Eleições na PB

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) extinguiu o cargo de nove juízes e nove promotores no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) que iriam atuar nas Eleições estaduais de 2018. De acordo com o TSE, o corte aconteceu em decorrência do rezoneamento.

O rezoneamento teve o objetivo de racionalizar o atendimento aos eleitores por meio da criação de postos de atendimento ao eleitor. Nesses postos, são realizadas atividades como atualização e manutenção do cadastro eleitoral, logística das eleições e recebimento de documentos de partidos e candidatos.

 

Para tanto, a extinção de zonas eleitorais significa apenas que não haverá necessidade de atuarem, naquela região, um juiz e um promotor, uma vez que em 90% dos casos a atuação é somente administrativa, como emissão de título, cadastramento eleitoral, entre outros serviços.

 

São questões que podem ser resolvidas por servidores e colaboradores, sem que haja a interferência de uma autoridade. Já os processos judiciais, em sua maioria, resolvem-se no próprio ano da eleição, e, passado esse período, os casos seguem para outras instâncias da Justiça Eleitoral.

O TSE explicou que o fato de não haver juiz nem promotor fixos não elimina a possibilidade de convocar essas autoridades para atuarem em caso de necessidade, principalmente no período eleitoral. Caberá ao TRE-PB definir essa necessidade, de acordo com a situação concreta.

 

Segundo informações do TSE, o rezoneamento eleitoral promovido em todo o país foi a primeira etapa de um processo para melhorar o atendimento aos eleitores. O objetivo da iniciativa foi aprimorar o trabalho da Justiça Eleitoral e economizar gastos com as zonas eleitorais.

 

Redação com G1

 

Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe