A Paraíba o tempo todo  |

TRE da Paraíba ultima preparativos para eleições municipais

O Tribunal Regional Eleitoral na Paraíba (TRE-PB) já ultimou os preparativos para a realização das eleições municipais deste ano que acontecem em novembro.

Os preparativos começaram pela manutenção nas urnas eletrônicas que vão ser utilizadas nas eleições 2020, em João Pessoa. Mais de quatro mil equipamentos passarão pelo procedimento na capital.

O estado serão com 9.715 urnas, que ficam armazenados nos Núcleos de Voto Informatizado (NVIs). Por dia, os técnicos do TRE conseguem fazer a manutenção de 128 equipamentos.

Os testes são preventivos e visa diminuir o risco de defeitos nas urnas no dia da votação. “A gente precisa garantir que as urnas instaladas nas sessões eleitorais estejam em perfeitas condições de uso”, destacou José Cassimiro, secretário de tecnologia da informação do TRE-PB.

As eleições de 2020 vão acontecer em novembro. Neste ano, não vai haver biometria devido à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

As urnas ainda podem passar por mais uma rodada de testes antes do pleito eleitoral que deve eleger prefeitos e vereadores para os 223 municípios paraibanos, para os próximos quatro anos.
O secretário José Cassimiro, do setor Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), afirmou que técnicos do setor estão realizando um intenso trabalho de prevenção em 9.715 equipamentos, como urnas eletrônicas e periféricos, para identificar e resolver eventuais problemas nas máquinas.

“Estamos próximos a conclui o segundo ciclo de manutenção preventiva das urnas eletrônicas. Essa manutenção preventiva consiste em a gente submeter todos os equipamentos a testes exaustivos para verificar todos os componentes, desde os componentes da placa mãe, que é o principal do equipamento, até os periféricos, como teclado, monitor”, explicou Cassimiro.

De acordo com Cassimiro, os testes visam garantir que os equipamentos estejam em perfeitas condições e para que a gente possa diminuir a quantidade de equipamento que sempre apresentam defeitos no decorrer do pleito”, disse.

O setor de TI do TRE já realizou o primeiro ciclo de manutenção de prevenção esse ano, que começou em janeiro e terminou em março. O segundo ciclo teve início em meados de junho e está sendo concluído agora em agosto. “E já estamos iniciando o processo para o terceiro ciclo para que a gente possa testar mais uma vez todos os equipamentos, será um teste em 100% dos equipamentos”, informou José Cassimiro.

Quase 3 milhões de eleitores, precisamente 2.966.759 de eleitores estão aptos a votar nas Eleições 2020 a serem realizadas em 15 de novembro deste ano. João Pessoa, com 522 mil eleitores, e Campina Grande, com 285 mil eleitores, seguem como os principais colégios eleitorais do estado, enquanto São João do Brejo do Cruz, com 2.032 eleitores, e Areia de Baraúna, que tem 2.106, são os menores.
SL
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe