A Paraíba o tempo todo  |

TRATOR: Ney deve disputar as eleições de 2014 pelo PSL

O ‘trator’ Ney Suassuna, como é carinhosamente tratado pelos aliados, pode estar voltando ao cenário político paraibano em 2014 e causar uma verdadeira reviravolta nos bastidores das próximas eleições estaduais. A informação foi confirmada pelo deputado estadual Tião Gomes (PSL), que contou, durante entrevista ao PB Agora, nesta terça-feira (17), que são fortes as chances do ex-senador da Paraíba engrossar os quadros do PSL no Estado.
 

A articulação para o ingresso de Ney no PSL deve ser efetivada até o final do mês, prazo final para as filiações partidária. De olho em 2014, tanto o PSL quanto o PT do B já começaram a campanha para atrair novos filiados, espalhando pela Paraíba outdoors com a mensagem “Quer ser deputado, filie-se ao PSL” ou “Quer ser deputado, filie-se ao PT do B”. As mensagens, ao que parece, começam a surtir efeitos.

Considerado uma das figuras mais folclóricas da política paraibana pelo seu estilo ‘desajeitado’ e ‘bonachão’, todas as vezes que aparece, Ney Suassuna costuma gerar repercussão na imprensa do estado. Dessa vez, seu retorno à disputa eleitoral na Paraíba deve minar principalmente as pretensões de seu ex-aliado, José Maranhão (PMDB), que assim como Ney, também deve disputar uma das 12 cadeiras da Câmara Federal no pleito do ano que vem.

 

“Tivemos uma conversa muito boa com Ney e, agora com a vinda de Aracilba Rocha ao PSL, o senador Ney também virá para fortalecer a nossa legenda. Estamos conversando e provavelmente, na próxima, semana estaremos filiando tanto Aracilba quanto o senador Ney para fazermos uma bancada representativa em âmbito estadual e federal”, contou Tião, salientando que Ney é uma referência em âmbito nacional e que só engrandecerá o PSL na Paraíba.

 

""Quanto à data para o anúncio da filiação de Ney Suassuna, Tião revelou que o ex-senador, possivelmente, publicará a novidade no dia 26 de setembro.

 

O ex-senador Ney Suassuna foi aliado durante longa data do ex-governador José Maranhão mas, na campanha eleitoral de 2006, acabou sendo ‘escanteado’ pelo seu companheiro de chapa após acusações que sofreu da mídia nacional. Os problemas enfrentados por Ney acabaram favorecendo a vitória do tucano Cícero Lucena com uma diferença de apenas 2% dos votos. Ao contrário de Suassuna, Lucena enfrentou a mídia no escândalo da Confraria com o apoio do governador à época, Cássio Cunha Lima, que prestou total solidariedade ao aliado. 

Em seus contatos com a imprensa, Ney Suassuna tem sempre se mostrado decepcionado com a falta de produtividade da maioria dos parlamentares paraibanos em Brasília. Durante os seus 12 anos de mandato, Suassuna sempre esteve presente na lista dos mais influentes do Congresso. Seu slogan de campanha era: "O Senador Trabalhador".

Em Brasília, foi ministro da Integração Nacional sendo sucedido por Ciro Gomes. No Senado, foi presidente por vários anos da Comissão de Orçamento, também ocupou a liderança do PMDB e da Maioria do Governo Lula. Ganhou bastante destaque na mídia ao ser relator da Lei de Biossegurança, que regulamentou a utilização no Brasil de células-tronco para fins medicinais.

 

QUEM É NEY: Ney Robinson Suassuna é natural de Campina Grande, foi ministro da Integração Nacional e representou a Paraíba no Senado Federal em duas ocasiões (95-99, 99-2007). Em 2010, estava filiado ao Partido Progressista e sonhava figurar na chapa encabeçada pelo governador Ricardo Coutinho que optou por Cássio Cunha Lima e Efraim Morais como companheiros de chapa, sem espaço na chapa de Zé Maranhão que optou por Vitalzinho e Wilson Santiago na senatória, Ney se viu obrigado a não entrar na disputa.

 

""Percebendo que sobrou na curva no último embate eleitoral, mesmo participando das discussões partidárias, o ‘trator’ agora pode involuntariamente se transformar numa pedra no caminho de Zé Maranhão, que também sonha em reconquistar um mandato eletivo. Como bom estrategista, Ney Suassuna fará uso de um pensamento de Sócrates: “Transforme as pedras em que tropeças nas pedras da tua escada”.

 

Henrique Lima/ Márcia Dias

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe