A Paraíba o tempo todo  |

Transparência voluntária mobiliza menos de 0,2% dos candidatos

A tentativa aumentar o grau de transparência da eleição por meio da iniciativa voluntária dos políticos é um retumbante fracasso. Dos 22.507 candidatos inscritos em todo país, só 38 assumiram o compromisso formal de divulgar periodicamente a lista de seus financiadores antes do dia da votação. Isso equivale a menos de 0,2% do total (confira os nomes e os relatórios de receitas e despesas na lista abaixo). Políticos paraibanos não aderiram ainda ao site da transparência.

Pela lei, o candidato só é obrigado a divulgar os doadores depois da eleição. Antes, a divulgação obrigatória diz respeito apenas aos totais parciais arrecadados, sem especificar os financiadores. Com isso, o eleitor não tem como saber quem dá dinheiro para quem antes de definir seu voto.

Foi para contornar essa brecha que a Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci) lançou no site Ficha Limpa o cadastro voluntário e positivo dos candidatos que se comprometem a prestar contas semanais de suas receitas e despesas.

Mas a adesão, pelo menos até agora, é irrisória. “Essa falta de entusiasmo já era esperada”, diz Oded Grajew, presidente do Instituto Ethos, um dos organizadores do movimento. ”A maioria dos políticos trabalha prioritariamente para retribuir os investidoreres da campanha. É por isso que não têm interesse em mostrar seus financiadores. É isso que estamos comprovando.”

Para estimular mais adesões, os organizadores enviaram cartas a todos os candidatos à Presidência que não estão cadastrados. Além da Abracci (que reúne diversas entidades da sociedade civil) e do Ethos, a iniciativa está sendo patrocinada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, grupo que coletou mais de 1,3 milhão de assinaturas pela aprovação da Lei Ficha Limpa.

Candidatos que prestam contas
da campanha antes da eleição

Presidente da República Partido

Plínio de Arruda Sampaio PSOL

Governador Partido/UF

Fernando Gabeira PV-RJ

Soraya Tupinambá PSOL-CE

Senador Partido/UF

Cadu Valadares PV-DF

Marcelo Cerqueira PPS-RJ

Paulo Afonso PSOL-SC

Raul Jungmann PPS-PE

Ricardo Young PV-SP

Rodrigo Rollemberg PSB-DF

Deputado Federal Partido/UF

Adelmir Santana DEM-DF

Alessandro Molon PT-RJ

Altair PV-SP

Antônio Carlos Biscaia PT-RJ

Ari Barcellos PSC-SP

Carlos Sampaio PSDB-SP

Carlos Sica PHS-PR

Chico Alencar (pdf) PSOL-RJ

Eduardo Sciarra DEM-PR

Eliseu Padilha PMDB-RS

Israel Lacerda (pdf) PTB-SP

Ivan Valente PSOL-SP

José Luiz PSDB-SP

Junji Abe DEM-SP

Leonel Camasão PSOL-SC

Marcelo Calero PSDB-RJ

Mikonga PV-RS

Mateus Novaes PSOL-SP

Mauricio Costa PPS-SC

Napoleão Bernardes PSDB-SC

Natan Soihet (pdf) PV-SP

Paulo Serejo PMDB-DF

Prof. Cardy PTC-SP

Raul Christiano PSDB-SP

Reguffe PDT-DF

Renato Roseno

Sérgio Barradas Carneiro PSOL-CE

PT-BA
Tsylla Balbino PV-BA

Vicentinho PT-SP
 

Revista Época

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe