A Paraíba o tempo todo  |

Temer suspende programa contra analfabetismo

 A gestão do presidente interino Michel Temer suspendeu um programa federal de combate ao analfabetismo, segundo divulgado pela Folha de S. Paulo neste domingo (28). O Nordeste é a região mais afetada pela interrupção no programa, pois concentra 54% dos analfabetos do país. Em 2014, o IBGE apontou que 16,9% da população paraibana não sabia ler ou escrever.

De acordo com a publicação, o Ministério da Educação alega que o ‘Brasil Alfabetizado’ permanece em execução, mas prefeituras e governos estaduais contaram que o sistema do programa está bloqueado para cadastro de novos alunos.

Gestores em Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Pernambuco denunciaram descontinuidade ou redução de serviços prestados nos últimos meses. O governo federal, por sua vez, garantiu que trabalha para preparação de novas turmas, mas não soube informar quando elas serão abertas.

Atualmente, cerca de 13 milhões brasileiros são analfabetos, o equivalente a 8,3% da população com idade igual ou superior a 15 anos. Esse grupo de pessoas é o alvo do programa Brasil Alfabetizado, criado em 2003, no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente.


Redação

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe