A Paraíba o tempo todo  |

TCU entrega ao TSE lista de gestores públicos com contas julgadas irregulares; 339 são paraibanos

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O vice-presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Bruno Dantas, enviou nesta quarta-feira (10) ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, a relação com os nomes de pessoas que tiveram as contas julgadas irregulares pela Corte de Contas nos últimos oito anos.

O referido tribunal fará a atualização diária dos dados até o dia 31 de dezembro e o documento auxiliará a Justiça Eleitoral a decidir quem poderá ou não concorrer nas eleições de 2022.

Nesta lista inicial 339 paraibanos são apontados por terem as contas consideradas irregulares.

A região Nordeste lidera o ranking de pessoas com contas irregulares. Confira:

– Nordeste: 2.710
– Sudeste: 1.552
– Norte: 1.201
– Centro-Oeste: 712
– Sul: 600
– Exterior: 16

Segundo o TCU, cabe à Justiça Eleitoral declarar a inelegibilidade de um candidato, com base nos critérios definidos na Lei da Ficha Limpa, sendo o papel do TCU em ano eleitoral enviar ao TSE a lista de pessoas físicas que tiveram suas contas julgadas irregulares nos últimos oito anos antecedentes.

Conforme o TSE, quando uma candidatura é registrada, o juiz eleitoral analisa se o ato é válido ou não, e um dos critérios usados é justamente a lista do TCU.

Confira a lista de paraibanos clicando AQUI.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe