A Paraíba o tempo todo  |

STF julga hoje recurso sobre o Ficha Limpa

STF julga hoje recurso sobre a Lei Ficha Limpa; resultado pode definir destino do ex-governador Cássio Cunha Lima

O Supremo Tribunal Federal deve dar prosseguimento nesta quarta-feira, dia 27, ao julgamento do processo que pede a impugnação do registro de candidatura a senador de Jader Barbalho que teve mais de 1,8 milhão de votos.

A decisão pode ter efeitos também no Estado da Paraíba. Assim como Barbalho, Cássio Cunha Lima (PSDB) foi eleito Senador da República no pleito deste ano, mas teve a candidatura barrada com base na Lei Ficha Limpa no Tribunal Regional e Superior Eleitoral.

Segundo advogados especialistas em leis eleitorais, se o Supremo decidir que a Lei Ficha Limpa não terá aplicação para essas eleições deste ano, já que a lei já foi considerada constitucional, ela terá aplicação em 2014, desta forma Cássio não poderá disputar o próximo pleito governamental, pois estará alcançado pela Lei Ficha Limpa.

Sobre analise da validade ou não da Lei Ficha Limpa para as eleições desse ano, o STF terá que desempatar o julgamento de Joaquim Roriz que está 5X5.

Para isso ou um dos ministros volta atrás ou Lula terá que nomear um novo ministro para ocupar a 11° cadeira, que está vaga desde a aposentadoria de Eros Grau. A decisão do presidente, no entanto, dependerá do resultado do pleito no dia 31 de outubro.

 

 


Redação

com Manchetedahora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe