A Paraíba o tempo todo  |

Sérgio Queiroz visita comunidade cigana e associação de dependentes químicos em Sousa

Em visita ao Sertão da Paraíba durante esta semana, o pré-candidato ao Senado pelo PRTB, Sérgio Queiroz, visitou, no município de Sousa, alto Sertão da Paraíba, a comunidade cigana, e também a experiência terapêutica da Aradeq (Associação de Resgate e Assistência a Dependentes Químicos). As visitas aconteceram na tarde dessa quinta-feira (24).

Durante a visita aos ciganos, que foi acompanhada também pelos pré-candidatos a deputado federal pelo PRTB, Major Fábio, e a estadual, professor Eliabe Afonso, e o vereador Coronel Sobreira, Sérgio Queiroz ouviu as dificuldades vivenciadas pela comunidade por meio das lideranças ciganas de Sousa, considerada, geograficamente, a maior da América Latina.

“Conhecia por relatos as dificuldades da comunidade cigana de Sousa, que alguns consideram como a maior comunidade da América Latina, mas não imaginava que muitas famílias viviam em condições subumanas. As condições que vivem fazem a gente refletir sobre a falência do poder público em não resolver esses problemas sociais que vimos com os nossos olhos. Contudo, acreditamos, especialmente, na força da sociedade civil organizada para tentar reduzir a situação de completa penúria em que muitas pessoas vivem. Tenho esperança de que o futuro da comunidade cigana de Sousa seja mudado por homens e mulheres bem intencionados”, declarou o pré-candidato.

Na pandemia, a Fundação Cidade Viva, então presidida por Sérgio Queiroz, assistiu a comunidade de ciganos. A Paraíba é um dos estados que mais acolhe povos ciganos no Brasil. Além dos ciganos localizados em Sousa, na região do Alto Sertão do estado, há também comunidades fixadas de ciganos nos municípios de Condado (PB) e Patos (PB).

Durante a visita, as lideranças ciganas apresentaram as condições precárias que vivem a comunidade cigana ao pré-candidato e a sua comitiva. Muitas famílias moram ainda em casas de taipa, coabitadas por duas ou três famílias nessas unidades, uma rede de esgoto precário e o mato invadindo ruas e casas.

No final da tarde ainda dessa última quinta-feira (24), o pré-candidato Sérgio Queiroz visitou também a Associação de Resgate e Assistência a Dependentes Químicos, a Aradeq, em Sousa. “Essa associação tem feito um trabalho muito relevante na recuperação de dependentes. Ficamos extremamente felizes em saber que há na sociedade de Sousa pessoas que se preocupam com o próximo e que estão fazendo a sua parte para reduzir o sofrimento dos outros”, elogiou Sérgio Queiroz.

O projeto Cidade Viva, idealizado pelo pastor Sérgio Queiroz, teve como um dos projetos sociais pioneiros serviços de recuperação de dependentes químicos. A Fundação Cidade Viva não apenas investiu em programas de recuperação para dependentes químicos, como mantém parcerias com outras instituições, além de manter um programa de ajuda mútua gratuitamente para dependentes, como é o caso do Corredor da Vida.

PALESTRAS EM CAJAZEIRAS E SOUSA – O pré-candidato ao Senado, Sérgio Queiroz, que em sua formação tem pós-doutorado em Direito e mestrado em Filosofia Política, vai proferir duas palestras nas cidades de Cajazeiras e de Sousa. Intitulada “Formação Política e Desenvolvimento”, o pré-candidato vai expor suas ideias e visão sobre política e desenvolvimento para o Sertão paraibano, que fica no semi-árido nordestino. Em Cajazeiras, “a cidade que ensinou a ler”, a palestra acontece, nesta sexta-feira (25), às 19h30, na Barão Evento e Recepção, no Centro da cidade. No sábado, dia 26 de março, será a vez da cidade de Sousa receber a mesma palestra “Formação Política e Desenvolvimento”, no auditório da CDL do município de Sousa, às 10 da manhã.

Durante a viagem ao Sertão às cidades de Patos, Sousa, Cajazeiras e Pombal, no Sertão e Alto Sertão da Paraíba, o pré-candidato Sérgio Queiroz tem priorizado contatos com apoiadores, visitas de comunidades como a de ciganos e de dependentes, lideranças empresariais e religiosas, além das associações de jovens conservadores no Sertão, policiais e bombeiros.

A viagem ao Sertão da Paraíba do pré-candidato ao Senado será encerrada, na tarde deste sábado (26), com a ida ao distrito de São Gonçalo para uma visita à Transposição do Rio São Francisco, no eixo que inclui a Paraíba, além de uma reunião com líderes da Comunidade Sítio Mufumbo, distrito de Pombal.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe