A Paraíba o tempo todo  |

Santiago diz que pesquisa não reflete o seu potencial

“A maior parte das pessoas que conhecem o meu trabalho, que acompanham a minha atuação política e votam em mim se concentra nas cidades de médio e pequeno porte que ficam fora dos levantamentos, por isso, a maior parte das pesquisas que mostra a intenção de voto do eleitor paraibano não reflete a realidade de meu potencial eleitoral”, afirmou ontem (22), o deputado federal Wilson Santiago, pré-candidato ao senado pelo PMDB. A colocação de Santiago diz respeito a mais recente pesquisa realizada pela Correio/Consult que o coloca com 7,3% das intenções de voto para o cargo.

Santiago justifica sua argumentação, lembrando os resultados das últimas duas eleições que disputou. Na primeira tentativa de chegar à Câmara Federal, em 2002, Santiago se posicionava nas pesquisas na 12º colocação e, após a abertura das urnas, mostrou outra realidade bem diferente, sendo ele o parlamentar eleito com o maior número de votos no Estado, ou seja, 99.941 votos. Em 2006, quando foi candidato a reeleição, o nome de Santiago também não figurava entre os favoritos nas pesquisas eleitorais, mesmo assim, ele foi o segundo candidato eleito mais votado com 163.861 votos, ficando atrás apenas de Vitalzinho que teve pouco mais que 168 mil votos.

Alem disso, complementa o parlamentar, a candidatura dele ao senado começou a ser muito recentemente discutida, enquanto que outros nomes já estavam trabalhando a postulação há bem mais tempo. Santiago destaca também o fato da grande maioria do eleitorado ainda estar indecisa em relação aos candidatos, até em função do fato de que os nomes colocados até agora não necessariamente serão os candidatos que disputarão as eleições de outubro e que muitos eleitores não sabem ainda que poderão votar para dois candidatos ao senado. “As composições só serão definidas nas convenções em junho, de forma que alguns nomes poderão nem disputar. O que se analisa atualmente são pré-candidaturas que poderão ou não serem referendadas nas convenções”, destaca ele, lembrando que o eleitor também precisa atentar para o fato de que para o senado, ele vai escolher dois nomes que podem ser, inclusive, de partidos e coligações distintas.

Santiago, que é um dos parlamentares mais atuantes da bancada federal paraibana, lembra que a maior parte de seus eleitores se concentra nos Vales do Mamanguape, do Rio do Peixe, do Piancó, do Catolé, além do Brejo e das regiões da Serra de Teixeira e Princesa Isabel, justamente, as localidades que não são pesquisadas. “Somente estas regiões concentram em torno de 1 milhão de eleitores, um universo bastante expressivo e onde tenho destacada atuação política e que raramente fazem parte do universo pesquisado”, disse ele.

Ele destaca ainda que, apesar de ter certeza que o percentual de preferência em relação a sua pré-candidatura é bem maior que os números apresentados na pesquisa da Correio/Consult o resultado mostra que a disputa para o senado na Paraíba ainda terá muitos desdobramentos. Ele lembra também que o crescimento de mais de 3% registrado entre essa pesquisa e a da Vox Populi realizada anteriormente deve-se ao fato dele ter adotado uma estratégia de massificar a divulgação de sua atuação parlamentar, através de várias ações e eventos, a exemplo dos cafés da manhã promovido com os profissionais da Imprensa paraibana. “Nestes encontros os formadores de opinião tomaram conhecimento de minha atuação e difundiram as ações para um público maior o que deve ter favorecido esse crescimento, além de tornarem público a minha intenção de disputar uma das vagas para o senado”, acredita ele.

Santiago lembra ainda que, segundo a pesquisa Correio/Consult, mais da metade do eleitorado paraibano, o equivalente a 53,5% do cenário pesquisado com o seu nome, ainda não tem candidato ao senado e que 81,67% estão indefinidos ou não votam nos pré-candidatos apresentados atualmente. “O quadro da disputa para o senado está aberto”, finaliza Wilson Santiago.

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe