s famílias de centenas de feirantes e comerciantes informais de João Pessoa estão sem poder retomar seus trabalhos nos mercados, feiras livres e shoppings populares. Com a demora da prefeitura municipal, o deputado Ruy Carneiro defendeu nesta quinta-feira (18) a reabertura desses espaços, com o devido controle de acesso e higienização como já acontece em outros estados. O parlamentar conversou com trabalhares e profissionais da área da saúde para definir as ações necessárias para a reabertura organizada destes espaços, valorizando o pequeno negócio que é fundamental para movimentar a economia local.

As medidas de higiene e distanciamento social permitem aos feirantes voltar a fazer sua renda e também manter os cuidados com a pandemia do novo coronavírus. Entre as principais ações, está a limitação do consumo de qualquer alimento nos mercados. “Essa medida tem dois aspectos. O primeiro é evitar que os clientes retirem suas máscaras, que manipulem alimentos e que estejam desprevenidos. Outro fato é não aumentar o tempo de permanência das pessoas nos mercados. A ideia é que comprem, mesmo em restaurantes e lanchonetes, e consumam os produtos em suas casas”, detalhou o deputado.

Uso obrigatório de máscara e uso regular de álcool gel, são algumas das medidas que a prefeitura precisa assegurar para possibilitar a reabertura dos mercados, feiras e shoppings populares, de acordo com o parlamentar paraibano. “É preciso oferecer máscaras e álcool em gel para os feirantes. Manter banheiros e ambientes desinfectados, aferir a temperatura de consumidores e feirantes, além e restringir a capacidade de visitantes em 50%.”, listou Ruy Carneiro.

Para viabilizar estas medidas, Ruy Carneiro sugere que a prefeitura possa utilizar a mão de obra dos agentes de controle urbano. “Os profissionais que ficaram conhecidos como os bombados da prefeitura poderiam muito bem ser usados para este fim. É mais proveitoso contar com eles para o ordenamento das pessoas do que apenas retirar à força os comerciantes. É uma questão de gestão e quem está sem renda tem pressa” , arremata o deputado.

Confira a relação das ações propostas pelo deputado Ruy Carneiro.

1 – Estabelecer o horário de funcionamento experimental entre 10h e 16h;

2 – Reduzir a capacidade de clientes em 50%;

3 – Restaurantes e lanchonetes venderão apenas mercadorias embaladas aos clientes, a exemplo de protocolos adotados em outros estabelecimentos;

4 – Tornar obrigatório o uso da máscara de proteção em todos os espaços;

5 – Fornecer equipamentos de proteção individual aos trabalhadores e colaboradores; além de máscaras e disposição de álcool em gel;

6 – Assegurar o cumprimento da distância mínima de dois metros entre as pessoas;

7 – Funcionários considerados do grupo de risco, tais como idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, deverão ser dispensados de trabalhar neste período;

8 – Disponibilizar álcool em gel 70% a todos os clientes e frequentadores;

9 – Realizar limpeza constante nos banheiros e demais locais;

10 – Aferir da temperatura dos consumidores no momento do acesso;

11 – Aferir e registro das de temperaturas dos trabalhadores, na chegada, deixando disponível para conhecimento das autoridades de fiscalização;

12 – Estabelecer sentido único no fluxo de acesso dos corredores, com entradas e saídas definidas;

13 – Nas feiras livres, as bancas dos feirantes precisam ter uma distância de um metro e meio entre si;

 

Redação com assessoria

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

João Almeida anuncia coordenadores de campanha à PMJP ainda este mês

Pré-candidato do Solidariedade a prefeito de João Pessoa, João Almeida avisou, neste início de semana, que não trabalha com outra hipótese que não seja disputar a majoritária na disputa pela…

Ruy pondera sobre vice: “No momento certo vamos ter novidades”

Com pré-candidatura à prefeitura de João Pessoa consolidada e programa de governo concluído, o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) agora articula com suas bases a escolha do nome que irá…