“Você sabe como o que você paga de imposto de renda é efetivamente aplicado pelo Governo Federal?”. Partindo deste questionamento, o deputado federal Ruy Carneiro apresentou no Congresso Nacional um projeto de lei (PL 5880/2019) que cria o Demonstrativo Individual de Financiamento do Orçamento Geral da União (DIFOG).
“Minha intenção é dar total transparência a como é aplicado o imposto pago pelo cidadão que declara o IR. Detalhar como todo valor recolhido financia as áreas atendidas pelo orçamento público, a exemplo da saúde e educação”, explica Ruy.
Pela proposta do parlamentar paraibano, ao enviar o Imposto de Renda anual, o declarante receberá automaticamente o extrato de como o Governo gastou o recurso arrecadado no ano anterior.
O extrato trará, por exemplo, quanto foi direcionado para a folha de pagamento do servidor público, para a Previdência Social, com juros e encargos da dívida, material de consumo, serviços de terceiros e outras despesas correntes.
“Este é um modelo de transparência já aplicado em Países como a Austrália é que é exigido por todos nós que queremos um novo Brasil. As pessoas precisam ter oportunidade de saber para onde o dinheiro delas está indo”, defende Ruy.
PB Agora
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Cícero Lucena troca PSDB de Cássio por PP de Aguinaldo Ribeiro

Uma das novidades no último dia para filiação partidária, neste sábado (04), foi a filiação do ex-senador Cícero Lucena aos quadros do Progressistas na Paraíba. O caboclinho, como é conhecido,…

Galdino não descarta prorrogar suspensão das atividades na ALPB pela 2ª vez: “Vamos acompanhar a decisão do Governo”

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, nesse fim de semana, não descartou a possibilidade de ampliar o prazo de suspensão das atividades presenciais. A Assembleia também…