Por pbagora.com.br

Em ofício enviado à Secretaria de Saúde da Paraíba e vídeo nas redes sociais, o deputado federal Ruy Carneiro cobrou nesta quarta-feira (18) mais informações sobre os casos suspeitos e acompanhados de pessoas possivelmente infectadas com o novo coronavírus. O documento solicita boletins diários para que a população seja corretamente informada sobre a real situação das pessoas que procuraram a rede de saúde.

O parlamentar questionou o fato de todos os estados vizinhos já apresentaram resultados dos testes e casos confirmados de pacientes com a COVID-19, menos a Paraíba. “É importante que a população saiba qual o planejamento elaborado pela gestão estadual para conter o avanço do vírus no estado da Paraíba. (…) A falta de transparência pode ter um efeito catastrófico e dar a falsa impressão à população que o vírus não chegou ao nosso Estado”, afirma o deputado Ruy no ofício.

Entre as solicitações do deputado estão os temas:

– Centro de Operações de Emergências para atender os suspeitos de contaminação.
– O hospital de referência para os infectados.
– Forma de triagem dos casos suspeitos.
– Motivo do laboratório para análise ser em Belém e não em lugar mais próximo.
– Orientações para profissionais de saúde sobre precauções e referência.
– Capacitação dos profissionais do SUS em epidemiologia.
– Orientações para rede privada e filantrópica de saúde.
– Integração com a Anvisa no controle de aeroportos.
– Divulgação de boletins diários para gestores e profissionais de saúde?
– Orientações a serviços de saúde, com apoio de federações, associações e entidades de classe?
– Quais recursos financeiros para combater conter a pandemia, com municípios e órgãos beneficiados.

Para cada boletim epidemiológico, o deputado Ruy recomendou que constem, com base em experiência de outros estados do Brasil e países pelo mundo, as seguintes informações:

– Quantos casos suspeitos.
– Quantos exames. E quais resultados.
– Estado clínico das pessoas.
– Se há transmissão local ou não.

O deputado acrescentou que é responsabilidade de todos brasileiros tomar medidas de higiene e reclusão para diminuir a disseminação do víros. “Mas é uma obrigação dos estados e municípios tomar as medidas cabíveis, e a transparência com relação a isso é uma das medidas mais importantes”, destacou Ruy.

Em vídeo divulgado em suas redes sociais, Ruy se coloca à disposição da população para receber reclamações sobre o controle do novo coronavírus e destaca a importância do controle para que sejam tomadas as ações necessárias. “Espero que não esteja acontecendo, o que seria muito grave, subnotificações na Paraíba” concluiu o parlamentar.

 

Assessoria

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Opinião: como Bolsonaro, Nilvan perde discurso e não tem o “Bolsa Covid” beneficiando-o nas pesquisas eleitorais

O “Triste fim de Policarpo Quaresma”, que foi ao público em (1915), é considerada a obra-prima do escritor Lima Barreto. Em linhas gerais, o romance traça o destino tragicômico de…

Confiantes: na busca pela vitória, Cícero e Nilvan apostam no termômetro das ruas

Há dois dias da última etapa das Eleições 2020 em João Pessoa, os candidatos Cícero Lucena (PP) e Nilvan Ferreira (MDB) avaliam como positiva a campanha que realizaram e confiam…