A comissão mista que analisa a medida provisória que substitui o Programa Mais Médicos pelo Programa Médicos pelo Brasil (MP 890/2019) será debatida em audiências públicas na terça-feira (10) e quarta-feira (11) no Senado Federal. A comissão é presidida pelo deputado Ruy Carneiro (PSDB-PB) e tem na relatoria o senador Confúcio Moura (MDB-RO).

Na terça-feira, está prevista a participação de representantes da Confederação Nacional de Municípios, do Consórcio do Nordeste e das Secretarias de Saúde dos estados de Santa Catarina, Pará e Goiás.

Na quarta-feira, é aguardada a presença dos presidentes da Associação Médica Brasileira, Lincoln Lopes Ferreira, e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Carlos Fernando da Silva, e do secretário-geral da Federação Nacional dos Médicos, Carlos Fernando da Silva.

Lançado pelo governo de Jair Bolsonaro, o Médicos pelo Brasil busca suprir a demanda de médicos no país, além de formar especialistas em medicina de família e comunidade. Ao todo, serão oferecidas 18 mil vagas, sendo 13 mil em municípios de difícil acesso. Mais da metade (55%) das oportunidades será aberta em municípios do Norte e do Nordeste, em áreas mais pobres. O edital com as primeiras vagas deve ser publicado em outubro.

A escolha dos municípios para os quais os profissionais serão direcionados seguirá critérios de população e número de cadastrados em programas sociais, como o Bolsa Família. A forma de seleção dos profissionais deve mudar. Antes bastava fazer a inscrição pela internet. Agora o candidato vai ter que fazer uma prova escrita. Quem for aprovado já vai poder trabalhar. Porém, o candidato selecionado que não tiver especialização em medicina da família deverá passar por um curso sobre o tema nos primeiros dois anos, recebendo uma bolsa-formação.

As audiências estão marcadas para as 14h30, na sala 2 da Ala Senador Nilo Coelho.

 

Redação

Total
2
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

G3: Leo, Bruno e Tibério criam novo bloco na Câmara de JP

Após se sentirem descontentes com a liderança e posicionamentos do líder da oposição na Câmara Municipal de João Pessoa, Marcos Henriques, os vereadores Léo Bezerra (PSB), Bruno Farias (Cidadania) e…

Brasileiros confiam mais em Lula que em Bolsonaro, diz Datafolha

O número de brasileiros que confiam nas declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é maior que o volume de brasileiros que confiam nas declarações do presidente Jair Bolsonaro.…