O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) manifestou profunda preocupação com o futuro da Paraíba em virtude da grave crise porque passa a educação do Estado.

A crise no sistema educacional paraibano, segundo o parlamentar, se revela nos graves problemas enfrentados pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que não tem recursos para custeio de suas atividades; na redução de 160 mil alunos nas escolas da rede estadual de ensino; no fechamento de mais de 200 escolas pelo atual governo; nos baixos salários dos professores e nas péssimas condições de grande parte das escolas.

“Uma verdade incontestável é que não existe desenvolvimento sem educação de qualidade. Mas, pelo visto, a Paraíba está andando na contramão da história. Tudo por falta de sensibilidade do atual gestor estadual, que parece ter relegado a educação ao último plano de seu governo”, condenou o deputado tucano.

Para Ruy Carneiro, as notícias sobre a situação da UEPB são de estarrecer. A instituição não tem dinheiro nem para comprar papel higiênico. Ele lembrou que o reitor, professor Rangel Júnior, foi obrigado a suspender diversos serviços da UEPB devido ao que se denominou de severo, contínuo e gradativo contingenciamento do orçamento da instituição por parte do governo do Estado. A retenção de verbas da UEPB pelo governo é tão perversa que, segundo as estimativas dos técnicos da universidade, a dívida da instituição já ultrapassa os R$ 147 milhões.

“A impressão que se tem é a de o atual gestor do Estado está agindo de forma deliberada para fechar a UEPB, o que significa agir contra o futuro da Paraíba, já que sem educação não se pode pensar em desenvolvimento econômico e social”, destacou Ruy Carneiro.

O parlamentar manifestou total solidariedade à luta da comunidade universitária da UEPB pela reconquista da autonomia financeira instituída por lei no governo Cássio Cunha Lima e a urgente liberação de recursos de seu orçamento. “A Paraíba precisa se mobilizar em defesa da UEPB e nós estamos nessa trincheira de luta”, afirmou.

De acordo com Ruy Carneiro, a Paraíba também precisa de um plano mais ousado de educação que possa reabrir as mais de 200 escolas fechadas e recuperar os 160 mil alunos perdidos com a evasão escolar, além de garantir melhores escolas e melhores condições de ensino.

“Estamos preocupados com a atual situação do ensino na Paraíba e comprometidos em encontrar uma solução urgente para os problemas que ameaçam o futuro de nosso Estado”, garantiu o deputado Ruy Carneiro.

Redação com assessoria

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Aguinaldo Ribeiro atende pleitos de Galego Souza e prefeito do Sertão

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) recebeu durante audiência em Brasília, o deputado estadual paraibano Galego Souza (Progressistas) e o prefeito da cidade de Riacho dos Cavalos, no Sertão da…

“Crime contra o povo nordestino”, diz Anastácio sobre intenção de Bolsonaro em privatizar transposição do São Francisco

O deputado federal paraibano Frei Anastácio (PT) criticou o decreto de número 9954/2019, assinado por Jair Bolsonaro, no dia 5 de setembro, que dispõe sobre o processo de privatização da…