A Paraíba o tempo todo  |

Roseana Sarney toma posse no Maranhão

Roseana Sarney (PMDB) tomou posse nesta sexta-feira (17) como governadora do Maranhão, na Assembleia Legislativa da estado, mas o governador cassado Jackson Lago (PDT) se recusa a deixar o palácio do governo.

 

Segundo a assessoria do ex-governador, ele não concorda com a decisão do TSE e afirmou que vai “resistir até quando for possível”. Lago aguarda uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre recurso protocolado.

 

Jackson Lago considera a cassação inconstitucional, uma vez que, conforme a assessoria, a lei estadual prevê que uma cassação no segundo biênio do mandato seja seguida de nova eleição.

Ainda de acordo com a assessoria, o palácio do governo no momento está cercado de populares que supostamente não aceitam a cassação de Lago, além de policiais militares que garantem a segurança no local.

 

Após a cerimônia de posse, Roseana Sarney foi para sua residência em São Luís, onde passará o fim de semana. Conforme a assessoria da nova governadora, a expectativa é de que a questão com Jackson Lago se resolva com tranquilidade. Ela pretende começar a trabalhar na segunda-feira (20).]

Discurso

Ao tomar posse, Roseana discursou e afirmou que pretende “reconstruir” o Maranhão e criticou a gestão anterior.

 

“Chego com consciência de que nosso estado atravessa dias difíceis. Assumo com a certeza de que terei trabalho para superar as dificuldades criadas a através das operações com as finanças (da gestão anterior). Venho com o entusiasmo de sempre para recolocar o Maranhão nos trilhos da legalidade e do desenvolvimento.”

 

Ela afirmou, no entanto, que está com “as mãos estendidas” para não haver conflitos na transição. “O meu amor pelo Maranhão é maior que tudo isso. Trago a todo povo do Maranhão uma mensagem de paz. Trago as mãos estendidas a todos que queiram participar da reconstrução do nosso estado.”

 

Roseana, que foi líder do governo federal no Congresso, afirmou que vai atuar em parceria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Ritual

Antes, Roseana foi diplomada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Segundo a assessoria do TRE, foi uma cerimônia rápida, em que Roseana e o vice receberam os diplomas. Ela nem mesmo discursou no evento e seguiu para Assembleia do estado.

 

Pouco antes da diplomação, a carta de renúncia de Roseana foi lida no plenário do Senado. O primeiro secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), leu o documento
 

 

“Tendo em vista decisão do TSE, comunico que optei por assumir o cargo de governadora do estado do Maranhão, razão pela qual deixo a partir deste momento o cargo de senadora pelo estado”, dizia a carta. Para assumir o cargo de governadora, Roseana teve de renunciar à cadeira no Senado.

 

 

Confirmação e cassação

Na quinta-feira, a senadora foi confirmada como nova governadora do Maranhão pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que manteve a cassação do governador Jackson Lago (PDT).

 

O governador cassado do Maranhão, Jackson Lago (PDT), classificou o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de “farsa”. “Nós acabamos de assistir a uma farsa, mas apesar disso é preciso serenidade neste momento”, afirmou Lago, que assistiu ao julgamento do TSE pela TV, no Palácio dos Leões, ao lado de aliados. A expectativa é de que ele recorra da decisão do TSE no Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Já Roseana Sarney qualificou a decisão que a coloca no comando do Maranhão como “justiça”. Ela confirmou que já tem equipe montada para assumir o governo. A senadora saudou o desfecho do julgamento. “A decisão do TSE representa justiça. Agora é fazer o melhor pelo Maranhão”, afirmou.

 

Lago não deverá comparecer à cerimônia de transmissão do cargo. A faixa deverá ser entregue a Roseana pelo presidente da Assembleia, Marcelo Tavares (PSB). As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe