A Paraíba o tempo todo  |

Ricardo: anti-Maranhão?

Naturalmente, que a estratégia de dois dos principais personagens da luta sucessória em 2010 – o governador José Maranhão (PMDB) e o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB) – recomenda que ainda é muito cedo para se precipitar definições, a praticamente um ano do início das campanhas – num quadro a cada dia cheio de possibilidades, blefes e previsões as mais variadas, de cada lado da disputa.

Mas há um fato inquestionável: até mesmo por manter anda uma tênue aliança política com Maranhão, Ricardo Coutinho não se posiciona como um elemento de oposição. No máximo, há algum contraponto do Mago à figura de Maranhão, mais no tocante a estilo e padrão de fazer política. Contudo, as divergências do prefeito com o governador ainda têm um certo “cálculo”:  vão até à linha do pré-rompimento, mas daí não passa; há um limite virtual de “respeito” entre eles, o que permite todo tipo de especulações, até mesmo de possível aliança em 2010.

Essa trégua tácita entre Ricardo Coutinho e José Maranhão, é claro, é finita. Ambos sabem que estão rompidos, só não têm disposição de tornar isso público, porque não seria este ainda o “timing” correto.

Pré-candidato à reeleição, José Maranhão representa o conservadorismo da política e até assume, com prazer, a postura de líder-político-padrão-coronel. Tentando se posicionar como “vanguarda”, Ricardo Coutinho acha que não há concorrente mais ideal para ele do que o atual governador. Mas, mais dia menos dia, chegará o momento inequívoco de se assumir como oposição a Maranhão III. Será o momento, enfim, de sair de cima do muro.

Prestigio maranhista

O deputado estadual Ruy Carneiro (PSDB) é um hóspedes de honra da fazenda do presidente Bosco Teixeira, da PBPrev, cunhado da primeira-dama Fátima Bezerra, sempre que vai ao município de Jurú, no Sertão.

Processo

O ex-presidente da PBPrev, Severino Ramalho Leite, aliás, só está aguardando relatório do Tribunal de Contas do Estado, atestando a aprovação de suas contas à frente do órgão, para processar Bosco Teixeira por calúnia, injúria e difamação. Vem chumbo grosso por aí.

Geovaldo, o novo blogueiro

O jornalista Geovaldo Vieira de Carvalho, um dos mais competentes profissionais da área na Paraíba, com três décadas de militãncia, conclui a formatação de seu blog, a ser lançado nos próximos dias.
Formado e Pós-graduado em Jornalismo, Geovaldo ocupou cargos de comando em quase todos os jornais da Paraíba e lecionou Comunicação na UEPB, além de exercer cargos de assessorias e atuar como correspondente de jornais nacionais em sua carreira.

Cronista e “pai” da polêmica coluna Baby Vieira, do Diário da Borborema, Geovaldo tem vários livros publicados e é membro da Academia de Letras de Campina Grande.

Salva Senado

O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) participou de jantar, na casa do colega Jarbas Vasconcelos (PMDB), em Brasília, nesta última terça-feira, para uma homenagem ao líder tucano, Arthur Virgílio. Um dos incendiários da Casa, Jarbas aproveitou a chance do encontro para discutir estratégias conjuntas para ajudar na recuperação da imagem do Senado. Também estavam no jantar Tasso Jereissati (PSDB-CE), Marisa Serrano (PSDB-MS), Demóstenes Torres (DEM-GO) e Tião Viana (PT-AC).

Boa frustração

Desde que assumiu o Governo do Estado, José Maranhão surpreendeu até mesmo os que imaginavam que ele teria uma postura de confronto com a direção da Universidade Estadual da Paraíba. Nos últimos três meses, ele tem repassado em dia os recursos referentes ao duodécimo da UEPB, mantendo a mesma postura adotada no governo de Cássio Cunha Lima – o responsável pela autonomia da instituição.

Desconfiança

Gente do núcleo político do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) acredita que incursões últimas de José Maranhão pras bandas do Tribunal de Contas da União tem algo a ver com articulações possíveis para criar embaraços para o”mago”…


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe