REFLEXO: saiba como o Sertão ficará representado após a derrota de Jeová Campos rumo à Câmara Federal e a desistência de Verisinho na ALPB

O resultado apresentado nas urnas no último dia 03 de outubro possibilitou a saída de cena de alguns agentes políticos ligados ao Sertão da Paraíba e também o surgimento e o retorno de parlamentares ligados às cidades pólos da região: como Patos, Souza e Cajazeiras.

Um dos parlamentares que tentou um novo desafio na carreira política foi o deputado estadual Jeová Campos (PT). O petista abandonou a possibilidade de reeleição e resolveu encarar uma cadeira na Câmara Federal. O vôo, no entanto, não decolou. Jeová perdeu a disputa com o “colega” Luis Couto (PT), que foi reeleito com mais de 90 mil votos.

A cidade de Pombal, por sua vez, perdeu seu representante. O deputado estadual Verissinho (PMDB), desistiu da disputa, chegou a lançar sua esposa, mas não conseguiu êxito nas urnas.

Ao contrário de Pombal, o município de Patos ganhou força e contará a partir de 2011 com um deputado federal, o mais jovem do país, Hugo Motta (PMDB).
Na Assembléia Patos manteve os representantes: Francisca Motta (PMDB), Antônio Mineral e Dinaldo Wanderley (PSDB), este último ainda enfrentando problemas na Justiça Eleitoral.

A terra dos dinossauros, troca nas cadeiras, com o reeleito Lindolfo Pires (DEM) e o novato André Gadelha (PMDB) que substitui o primo Léo Gadelha (PSC). Em Cajazeiras, sai Jeová Campos e retorna a Casa de Epitácio Pessoa o pai do prefeito do município Léo Abreu, Vituriano de Abreu (PSL), quem garantiu a reeleição foi o médico José Aldemir (DEM). Cajazeiras continua com boa representação na Câmara, quem também atua politicamente na terra do Padre Rolim é o deputado federal Wellington Roberto (PR), outro deputado federal ligado ao Sertão é o jovem Wilson Filho (PMDB). Não devemos esquecer do reeleito deputado federal Efraim Filho (DEM), com laços estabelecidos em Santa Luzia.

Portanto a Paraíba ficou bem distribuída politicamente, pois a Capital elegeu o governador Ricardo Coutinho (PSB), o compartimento da Borborema dois senadores: Vitalzinho (PMDB) e Cássio Cunha Lima (PSDB), cadeira que pode ser ocupada por Wilson Santiago (PMDB), esse natural de Uiraúna e o Sertão com uma boa representatividade no legislativo estadual e federal.

Henrique Lima


PB Agora

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Dois extremos: vereador da Capital pode trocar PCdoB por PSL

Eleito pelo Partido Comunista Brasileiro nas eleições de 2016 para um mandato de quatro anos como vereador de João Pessoa, o secretário do Procon de João Pessoa, Helton Renê, pode…

Opinião: RC vê conotação política em escritório arrombado. Acha que há mandantes

Em resposta a questionamentos da coluna, o presidente da Fundação João Mangabeira e ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), disse, na madrugada deste domingo (18), não ter dúvidas de que…