REFLEXO: saiba como o Sertão ficará representado após a derrota de Jeová Campos rumo à Câmara Federal e a desistência de Verisinho na ALPB

O resultado apresentado nas urnas no último dia 03 de outubro possibilitou a saída de cena de alguns agentes políticos ligados ao Sertão da Paraíba e também o surgimento e o retorno de parlamentares ligados às cidades pólos da região: como Patos, Souza e Cajazeiras.

Um dos parlamentares que tentou um novo desafio na carreira política foi o deputado estadual Jeová Campos (PT). O petista abandonou a possibilidade de reeleição e resolveu encarar uma cadeira na Câmara Federal. O vôo, no entanto, não decolou. Jeová perdeu a disputa com o “colega” Luis Couto (PT), que foi reeleito com mais de 90 mil votos.

A cidade de Pombal, por sua vez, perdeu seu representante. O deputado estadual Verissinho (PMDB), desistiu da disputa, chegou a lançar sua esposa, mas não conseguiu êxito nas urnas.

Ao contrário de Pombal, o município de Patos ganhou força e contará a partir de 2011 com um deputado federal, o mais jovem do país, Hugo Motta (PMDB).
Na Assembléia Patos manteve os representantes: Francisca Motta (PMDB), Antônio Mineral e Dinaldo Wanderley (PSDB), este último ainda enfrentando problemas na Justiça Eleitoral.

A terra dos dinossauros, troca nas cadeiras, com o reeleito Lindolfo Pires (DEM) e o novato André Gadelha (PMDB) que substitui o primo Léo Gadelha (PSC). Em Cajazeiras, sai Jeová Campos e retorna a Casa de Epitácio Pessoa o pai do prefeito do município Léo Abreu, Vituriano de Abreu (PSL), quem garantiu a reeleição foi o médico José Aldemir (DEM). Cajazeiras continua com boa representação na Câmara, quem também atua politicamente na terra do Padre Rolim é o deputado federal Wellington Roberto (PR), outro deputado federal ligado ao Sertão é o jovem Wilson Filho (PMDB). Não devemos esquecer do reeleito deputado federal Efraim Filho (DEM), com laços estabelecidos em Santa Luzia.

Portanto a Paraíba ficou bem distribuída politicamente, pois a Capital elegeu o governador Ricardo Coutinho (PSB), o compartimento da Borborema dois senadores: Vitalzinho (PMDB) e Cássio Cunha Lima (PSDB), cadeira que pode ser ocupada por Wilson Santiago (PMDB), esse natural de Uiraúna e o Sertão com uma boa representatividade no legislativo estadual e federal.

Henrique Lima


PB Agora

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

“Tudo vai depender da situação de cada município”, diz Wilson sobre efeitos das mudanças em 2020

Indicado pelo presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, como o coordenador  no Nordeste  responsável pelas eleições municipais de 2020, o deputado federal paraibano e presidente estadual do PTB Wilson Santiago,…

Deputada estadual exonera assessor acusado de assédio

A deputada estadual Doutora Paula (PP) exonerou um de seus assessores, após ele ser acusado de assédio sexual e de divulgar nas redes um vídeo íntimo da mulher assediada. O…