A Paraíba o tempo todo  |

RC apresenta Plano Estratégico da Paraíba para os próximos 20 anos

O governador Ricardo Coutinho apresentou na tarde dessa terça-feira (18), os resultados e projeções do estudo “Eixos Integrados de Desenvolvimento da Paraíba – Uma visão estratégica para o Estado”. O objetivo do projeto foi traçar um panorama sobre a economia da Paraíba, bem como construir um documento para subsidiar a gestão de governos, instituições e empresários com objetivos de médio e longo prazo, para até os próximos 20 anos, apontando as prioridades para investimentos estruturantes no Estado, inserindo a Paraíba de forma competitiva no cenário regional, nacional e mundial.

 

“Caminhar sem bússola, em um mundo com tanta competitividade, é não caminhar”. Foi com estas palavras que Ricardo Coutinho sintetizou a relevância do estudo para a promoção do desenvolvimento do Estado. “A Paraíba agora norteia seus eixos estratégicos para o desenvolvimento, procurando saber o que possui e o que precisa conquistar. Avançamos muito nos últimos anos, atraindo diversas empresas, e este trabalho, sob a coordenação do secretário Gustavo Nogueira, delineia, de forma excepcional, os próximos passos para o desenvolvimento do Estado com a certeza e consistência muito maiores. Esse é um grande documento para as universidades, para o setor empresarial e para os governos conseguirem abrir cada vez mais portas e construir um futuro cada vez melhor para o Estado da Paraíba”, afirmou o governador.

 

Ricardo agradeceu ainda, em seu pronunciamento, o empenho dos servidores do Estado que se debruçaram sobre o estudo, bem como a empresa de consultoria Macrologística e todos os órgãos públicos, da administração direta e indireta, e segmentos privadas que colaboraram com as informações. O resultado do projeto, iniciado no segundo semestre de 2013, foi consolidado em um documento com aproximadamente 1.200 páginas. O levantamento teve como base relatórios de diversos órgãos, a realização de mais de 70 entrevistas pessoais, além de consultas em mais de 130 instituições dentro e fora do Estado.

 

O evento aconteceu no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e contou com a participação dos secretários de Estado do Governo, representantes da iniciativa privada, universidades e público em geral.

 

A iniciativa do Governo da Paraíba foi coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag), e contou ainda com o apoio do Governo Federal, por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), tendo a empresa de consultoria Macrologística como executora do projeto.

 

De acordo com o secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba, Gustavo Nogueira, o Plano Estratégico traz como um dos seus principais resultados o subsídio para a consolidação e ampliação do novo ciclo expansivo e virtuoso do Estado da Paraíba. “Além da definição de estratégias, o estudo também delineia perfis de projetos que poderão trazer respostas em médio e longo prazo para a melhoria e ampliação da infraestrutura do Estado. São 73 projetos, sendo 13 deles voltados para a infraestrutura logística, que constituem oportunidades de investimentos para a iniciativa privada e possibilitam o desenvolvimento social e econômico da Paraíba”, relatou.

 

Para o vice-governador Rômulo Gouveia, a postura dos gestores deve não só contemplar as necessidades atuais, como projetar as possibilidades para os próximos anos. “Governar é pensar no presente e no futuro. Este estudo complementa as ações que o Estado vem desenvolvendo ao longo destes três anos, diante da nossa prioridade em buscar investimentos que possibilitassem alavancar a economia paraibana. A Paraíba vive um momento extraordinário e este estudo retrata todos os investimentos feitos no presente, e vislumbrando até 2023. Teremos uma visão macro da nossa situação, preparando grandes eixos que possam consolidar o desenvolvimento”, destacou..

 

Responsável pela execução da publicação “Eixos Integrados do de Desenvolvimento”, o consultor geral da Macrologística, Olivier Girard, explicou que o estudo possui cinco grandes módulos que fundamentam o planejamento estratégico da Paraíba. “Eles são os quatro pilares do desenvolvimento econômico e industrial do Estado: ‘Micrologística do Transporte de Carga’, ‘Desenvolvimento Industrial do Estado’, ‘Matriz Energética’, ‘Telecomunicações e Tecnologias da Informação’ e ‘Desenvolvimento de Capital Humano’. Estes cinco eixos nos trazem um retrato sobre a Paraíba e apontam quais indústrias precisamos trazer, com quais cadeias poderíamos ter um diferencial sobre os demais estados e como poderemos conquistar estes resultados”, disse Olivier.

 

Em sua apresentação, o consultor destacou que a Paraíba é o primeiro estado do país a elaborar um estudo próprio com tamanha projeção. A empresa revelou já ter participado de licitações em outros estados que solicitaram estudos semelhantes para fundamentar também o seu desenvolvimento econômico.

 

O secretário executivo de Indústria e Comércio da Paraíba, Marcos Procópio, definiu o estudo como primeiro passo para os próximos passos do Governo para consolidação das estratégias de desenvolvimento. “Este documento nos traz um norte para economia, apontando características e as atividades existentes em nosso Estado. Teremos em mãos um mapa discricionário das potencialidades do nosso Estado para que possamos convergir com as matrizes de emprego e assim poder atrair mais empresas. Iremos agora fazer os estudos complementares para trazermos empresas destes setores prioritários. Estes eixos estratégicos formam a base para nossas diretrizes de atração de investimentos e promoção de desenvolvimento”, detalhou.



Redação com Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe