A Paraíba o tempo todo  |

RC alfineta antecessores sobre a questão da segurança pública

RC alfineta antecessores sobre a questão da segurança pública e destaca avanços na área

 O governador Ricardo Coutinho (PSB) destacou em entrevista ao PB Agora que a segurança pública na Paraíba tem evoluido, apesar das dificuldades enfrentadas, não somente no Estado, mas em todo o país.

 

O socialista disse ainda que tem divulgado sempre dados de redução de crimes e resoluções sobre os casos, mas lembrou que o crescimento da droga até em pequenas cidades e vinda de bandidos de outros estados é um grande desafio para a segurança no Estado.

 

"Estamos fazendo a nossa parte. Sou governador para divulgar os dados mensalmente para analisar se melhorou ou piorou. É importante que a população compreenda que o problema de segurança não é só questão de polícia. Nossos profissionais são preparados. Eles são bons e têm a capacidade de resolver a grande maioria dos crimes, raros são os que ficam sem um desfecho. Temos uma queda em três anos seguidos 2012 (8,8%)- 2013 (0,4%)- 2014 (1,5%) dos crimes no Estado. Mas a violência é um problema grave e sério e seu aumento em estados vizinhos e da droga até em cidades pequenas, com execução de pessoas, crimes organizados em outros estados, como direto do Acre, prejudicam o trabalho na Paraíba", explicou o governador que ressaltou que a Paraíba faz o dever de casa, mas os outros devem colaborar.

 

Ricardo lembrou que em outras gestões os crimes não tinham o mesmo espaço dedicado em Jornais e mídias e que isso dava a falsa sensação de que havia traquilidade, no entanto, segundo ele, os números dizem o contrário, a exposição é que era menor. 

 

"O homicídios tem reduzido e muito nos últimos anos. Mas entre os anos de 2003 a 2009 o número de crimes dobrou de 17 para 34, uma forma de praticamente perda de controle. Mas na época tinhamos a falsa sensação de segurança, já que não ocupava, como hoje, as capas dos jornais. Agora tudo relacionado sai com destaque na imprensa. É para sair mesmo, não estou reclamando", salientou.

 

O Governador destacou os avanços como contratação de concursados, compra de equipamentos, construção de uma nova Central de Polícia e Centro de Formação da Polícia Civil e criticou antecessores que iniciaram concursos, mas não viabilizaram suas contratações.

 

 "Fizemos concursos e contratamos milhares de profissionais. Compramos um helicóptero e queremos adquirir outro. Estamos fazendo o dever de casa coisa que muitos não fizeram. Temos uma folha apertada porque começaram um concurso e o prazo para contratação dos concursados vencia na minha gestão. Foi irresponsável inviabilizando minha gestão. Sobrou tudo para mim, mas estamos resolvendo na medida do possível. É fundamental compreender a segurança como um problema nacional", finalizou Coutinho.

 

Vanessa de Melo com informações de Henrique Lima

PB Agora

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe