A Paraíba o tempo todo  |

Raimundo Lira, exemplo de trabalho, competência, seriedade, sucesso e zelo pela coisa pública!

Por Rui Galdino Filho ( advogado e jornalista )

João Pessoa-PB, 29/12/2018.

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Sou suspeito de falar e elogiar o senador Raimundo Lira, pois, além de ter sido sempre seu eleitor, sou também seu admirador e me tornei seu amigo. Porém, mais uma vez, escrevo e homenageio o grande sertanejo da Paraíba, oriundo de Boqueirão de Piranhas (Cajazeíras), filho de seu José Augusto e de dona França, casado com Gitana, mulher simples e guerreira, que sempre teve um papel fundamental na vida e no sucesso de seu marido e de sua família.

Homem que sempre valorizou a ética, a moral, a decência, o trabalho, os amigos, os bons costumes, os valores cristãos e da família, Lira, também gerou em sua trajetória de vida e retidão, quatro filhos ilustres: Isabela, Rodolfo, Eduardo e Rogério, que sempre lhe respeitaram e que lhe trazem muita alegria e felicidade. Além disso, Lira, é tio de Bernardino, pessoa extraordinária, da sua mais alta confiança, filho do saudoso e inesquecível, Olívio Bandeira e de dona Socorro e que também, tornou-se meu amigo. Enfim, homenageando Raimundo Lira, quero também homenagear todos da FAMÍLIA LIRA, que são pessoas de bem, trabalhadoras, corretas e de sucesso.

Cidadão recatado, empresário sério, competente, correto e bem sucedido, político pragmático, honesto e bastante atuante, Raimundo Lira, é orgulho da sua gente e sempre honrou com dignidade e respeito seus amigos, sua família e seu povo. Foi eleito senador pela 1ª vez em 1986, para um mandato de oito anos ( 1987-1994 ) e nesse período se destacou como um dos melhores senadores do país, com boa atuação legislativa e que também viabilizou grandes somas em recursos financeiros e inúmeros benefícios em obras, serviços e convênios para o estado da Paraíba e seu povo. Nesse período, entre tantos feitos, fundou a Comissão de Assuntos Econômicos – CAE, do Senado Federal e foi seu 1º presidente.

Em 1994, mesmo considerado o favorito, em virtude do extraordinário trabalho realizado em defesa da Paraíba, Lira, foi surpreendido com a sua não reeleição para o Senado, numa campanha bastante tumultuada e com suspeitas de fraude no processo eleitoral. Decepcionado com o resultado da eleição, se afastou da política por mais de 20 anos, porém, sempre esteve antenado com as causas da Paraíba e mesmo sem mandato, nunca deixou de ajudar o seu estado e o seu povo.

Em 2010, Lira, voltou para a atividade política, sendo eleito 1º suplente do senador Vital do Rego Filho, outro grande paraibano. Com a nomeação de Vitalzinho, para o cargo de ministro TCU, Raimundo Lira, assumiu como titular e em definitivo o seu 2° mandato de senador pela Paraíba, em 22/12/2014, para um mandato de 04 anos. Então, à partir daí, mais maduro e experiente, Lira, se despiu da condição de empresário e passou a se dedicar por inteiro às causas e interesses da Paraíba e seu povo, perante o Senado e o Governo Federal.

Nesse seu 2º mandato, Lira, se destacou nacionalmente e internacionalmente, por ter presidido com muito equilíbrio e justeza, a importante Comissão Processante de Impeachment, que tirou Dilma Rousseff, da presidência da república. Além disso e em virtude da sua assiduidade no Senado e intensa atividade legislativa, Lira, foi considerado um dos cinco melhores senadores do Brasil. Com relação à Paraíba, continuou trabalhando muito, trazendo mais ainda inúmeros recursos financeiros, obras e serviços para o nosso estado e seu povo.

Ajudou bastante o governador Ricardo Coutinho e seu governo. Na condição de senador municipalista, contribuiu bastante com os prefeitos e cidades da Paraíba. No seu gabinete em Brasília, sempre recebeu muito bem todos os prefeitos, deputados e demais lideranças, encaminhando e acompanhando atentamente todos os projetos e solitações em defesa dos municípios e do estado. Em João Pessoa e Campina Grande, seu gabinete, constituído de bons assessores, sob o comando do Coronel kelson, pessoa maravilhosa e competente, também fez um grande trabalho.

Claro, que nem tudo foram flores neste 2º mandato de Lira. Presidir a Comissão do Impeachment foi um grande desafio. Lira, também passou por constrangimentos dentro do PMDB e por decisão política migrou para o PSD. Algumas vezes, foi criticado injustamente por alguns "espíritos de porco", por ser rico e andar pouco no estado, etc. Além disso, sofreu bastante com os falecimentos de seu assessor Léo Abrantes, de seu cunhado Olívio Bandeira e de seu amigo e deputado Rômulo Gouveia, pessoas muito queridas e inesquecíveis na Paraíba e que faziam parte do círculo de intimidades do senador.

Em 2018, teve seu nome lembrado e cotado para disputar o governo do estado, porém, a sua intenção sempre fora a reeleição para o Senado. No entanto, a pedido da família, Lira, surpreendeu a todos e desistiu de disputar a sua reeleição. Com isso, a Paraíba e o Brasil, perderam e vão ficar desfalcados com a ausência de Raimundo Lira, no Senado Federal, à partir de 2019. É a vida! Na terça-feira,11/12/2018, Lira, foi homenageado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado – CAE, onde foi feita a aposição do seu retrato na galeria da CAE, por ter sido o seu fundador e 1º presidente.

E na tarde desta mesma terça-feira,11/12/2018, o senador Raimundo Lira, subiu pela última vez à tribuna do Senado, onde fez seu discurso de despedida e um resumo de sua prestação de contas ao Senado, ao Brasil e em especial, à Paraíba e seu povo. Sai do Senado e mais uma vez da vida pública, de cabeça erguida, missão cumprida com muito trabalho, dedicação e honestidade. Cidadão paraibano honrado, de reputação ilibada, FICHA LIMPA e acima de qualquer suspeita, Lira, realmente, sempre foi um político diferente, pois, nunca se utilizou do erário público para se locupletar.

Sertanejo paraibano firme, decente e apaixonado por sua família, pela Paraíba, onde sempre valorizou o trabalho, os bons costumes, os verdadeiros valores cristãos e da família, Lira, sempre diz que deve tudo à Paraíba, mas, indubitavelmente, a Paraíba, também deve muito a Raimundo Lira. No último dia 16/12/2018, o nosso senador completou 75 anos de vida bem vivida. E se faltou um verdadeiro representante do Nordeste no 1º escalão do futuro governo de Jair Bolsonaro, esse nome chama-se RAIMUNDO LIRA, conhecedor profundo da nossa região, de curriculum invejável, sério, honesto, liberal na economia e conservador nos costumes.

Várias foram as ações de Lira, em defesa e em benefício da Paraíba e dos paraibanos, entre algumas podemos citar: duplicação da BR 230 Campina-João Pessoa-Cabedelo, triplicação atual Cabedelo-João Pessoa-Três Lagoas, futura duplicação Campina-Praça do meio do Mundo-Cajazeiras, Pet Scan do Hospitão Napoleão Laureano, recursos para a saúde, segurança, turismo, obras hídricas e de infra estrutura, etc, para o estado, recursos para a transposição do São Francisco e eixo para o canal rio Piancó. 178 milhões para a continuidade das obras do Canal Acauã-Araçagi, conhecido como Canal das Vertentes Litorâneas, obra que vai resolver de forma definitiva o fornecimento de água para 48 cidades da Paraíba. PEC 29/2017, que garante 1% a mais do repasse da União, via FPM, relativo à arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), para todos os municípios brasileiros. Destinação de mais de 230 milhões para 177 municípios paraibanos. Relator da MP 778/2017, que facilita a celebração de convênios entre municípios e o governo federal, ampliando o parcelamento das dívidas que os municípios tem com o INSS, liberando-os para a formalização de novos convênios.

Foi o primeiro senador a apoiar o fim do foro privilegiado no país. Sempre criticou o peso da carga tributária e defendeu a redução da quantidade de impostos no Brasil. Recursos para açudes, praças, calçamentos, iluminação pública, postos de saúde, ônibus escolares, incentivos, máquinas e equipamentos para a agropecuária. Bica de sertãozinho em Mamanguape. Pleitos e projeto orçado em aproximadamente 800 mil para as aldeias indígenas no estado. Recursos para o Porto de Cabedelo, para os aeroportos e campos de pouso na Paraíba, para estradas vicinais e projeto de lei (nº 45/2017) que promete punir de forma severa os responsáveis por fraudes em pesquisas eleitorais, etc, etc, etc…

Além de tudo isso, Lira foi citado como um dos mais atuantes senadores da república na votação anual do site POLÍTICOS.ORG e também considerado como um dos mais assíduos no Congresso Nacional. Foi o único parlamentar da Paraíba a receber o Prêmio CONGRESSO EM FOCO, como um dos cinco melhores senadores do Brasil, entre senadores e deputados federais de todo o país. Lira, teve também, o melhor desempenho no voto popular entre os parlamentares paraibanos. Foi ainda, o parlamentar da Paraíba mais citado na edição 2017 dos "Cabeças" do Congresso Nacional, elaborada pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar). O senador teve destaque no grupo dos mais influentes do Parlamento brasileiro. Da Paraíba, Lira foi o mais citado, com 06 citações por sua capacidade de trabalho e como grande negociador no Senado.

Bom, tem muito e muito mais o que citar a respeito da atuação do senador Lira, no entanto, vou parar por aqui para não cansar o(a) querido(a) leitor(a), uma vez, que todo artigo longo e sincero é escrito com o coração. Finalmente, o importante é reconhecer e parabenizar o trabalho que o senador Lira, sempre fez em defesa do nosso estado, dos paraibanos e do Brasil. Que Deus lhe proporcione muita saúde e paz, pois, conheço bem o economista, professor, empresário, político e cidadão Raimundo Lira, e sei que para ele, é Deus no céu, Gitana na terra e a Paraíba em seu universo. Parabéns. Que seja sempre assim, pois, a Paraíba e o Brasil, ainda vão precisar de você. VIVA RAIMUNDO LIRA!

 

Redação com Riu Galdino

 

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe