A Paraíba o tempo todo  |

Raimundo Lira apresenta mais de 10 projetos em 10 meses de mandato

Raimundo Lira apresenta mais de 10 projetos em menos de 10 meses de mandato

 Em menos de 10 meses de mandato, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) tem se destacado não apenas pela sua performance na vice-presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e na presidência da Comissão Externa de Acompanhamento e Revitalização das obras do Rio São Francisco; mas também na quantidade e na qualidade dos Projetos de Lei apresentados no Senado.

Lira já apresentou mais de 10 projetos, sendo que alguns já obtiveram pareceres favoráveis dos relatores e receberam elogios dos parlamentares. Um dos projetos de destaque é o que propõe novo critério na forma de escolha dos suplentes de senadores. Em outras palavras, a propositura exige teste nas urnas para os futuros parlamentares.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2015 estabelece a eleição para os suplentes de senador, assim como ocorre com os que disputam as vagas de titular do cargo. A PEC estabelece que o primeiro suplente de senador será o candidato mais votado não eleito no pleito, e o segundo suplente, o candidato mais votado subsequente.

Quando houver a renovação de dois terços do Senado, com a eleição de uma só vez de dois senadores por unidade da Federação, o terceiro e o quarto candidatos mais votados serão o primeiro e o segundo suplentes de ambos os senadores eleitos. A matéria já foi aprovada em primeiro turno pela Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ), e aguarda votação em segundo turno. A relatora, senadora Simone Tebet, fez elogios a iniciativa do senador paraibano e foi acompanhada por outros colegas.

Remarcação de passagens aéreas – Raimundo Lira também deu entrada no Senado a Projeto de Lei que proíbe acréscimo abusivo de preço na passagem remarcada a pedido do consumidor. Pelo projeto, em caso de alteração de voo solicitada pelo passageiro, no prazo estabelecido no contrato de transporte aéreo regular, o eventual acréscimo de preço para alocação do passageiro em novo voo doméstico nas poltronas reservadas para a mesma faixa tarifária não poderá exceder ao valor do bilhete vendido.

O projeto de Lira proíbe acréscimo abusivo de preço na passagem remarcada a pedido do consumidor, para ser alocado em poltronas que estão dentro da mesma faixa tarifária da sua compra inicial.

Redução de tarifas aéreas – Raimundo Lira também é autor do Projeto de Lei PLS 330/2015, que permite a participação de empresas estrangeiras na aviação civil brasileira. Na opinião dele, essa medida vai aumentar o número de empresas aéreas no Brasil, o que intensificará a concorrência no setor, diminuindo o preço de taxas e tarifas. O PLS já tem voto favorável do relator, o senador Jader Barbalho (PMDB-PA).

Recentemente, Lira fez pronunciamento pedindo apoio para aprovação da propositura, que permite que empresas brasileiras do setor aéreo tenham participação de capital estrangeiro, com o presidente e metade dos diretores obrigatoriamente brasileiros.

Educação – Segurança na educação e mais investimentos para o setor também foram preocupações de Raimundo Lira este ano. Nesse sentido, ele apresentou o Projeto de Lei do Senado Nº 282, de 2015, que incentiva a melhoria na educação em estados e regiões mais carentes de recursos educacionais.

O projeto altera as regras de distribuição do salário-educação, destinando mais verbas aos estados que registrarem mais matrículas na rede de ensino. Em sua justificativa, Lira destacou a importância do salário-educação, mas lamentou que as regras atuais de distribuição do benefício favoreçam os estados de maior arrecadação tributária.

Punição a crimes – Lira também é autor do Projeto de Lei que agrava as penas de diversos crimes, quando praticados a até 100 metros de residências e estabelecimentos escolares. “A intenção é proteger as residências e as escolas, porque as ruas, avenidas, parques e estradas já são do domínio dos bandidos”, disse ele, na justificativa.

Raimundo Lira também apresentou um projeto que aumenta a pena para criminosos que usam crianças ou adolescentes para a prática de crimes. “A questão da violência no Brasil precisa ser encarada como uma epidemia nacional”, disse ele.

Além dessas proposituras, o senador tem se destacado pelos discursos proferidos no Senado, sempre abordando temas de grande relevância para o País.

Assessoria de Imprensa

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe