A Paraíba o tempo todo  |

Proposta de Wilson Santiago para criação de Laboratório de Saúde Pública no Sertão é encaminhada pelo governo federal

O deputado federal Wilson Santiago (PTB-PB) foi recebido nesta quarta-feira (3), no Ministério da Saúde, pelo Assessor Especial de Relações Institucionais Adjunto, Gustavo Machado Pires, para encaminhar a criação de um Laboratório de Saúde Pública em Sousa, no Sertão da Paraíba. A proposta do parlamentar paraibano foi recebida pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em janeiro deste ano.

Quem vive no Sertão da Paraíba sofre com a dependência da capital para ter acesso a diversos serviços essenciais. O Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB), por exemplo, é sediado em João Pessoa e recebe toda a demanda do estado. A proposta de Wilson Santiago é que o novo laboratório seja implantado em Sousa, a 442 km da capital, para, de forma estratégica, atender a diversos municípios da região.

“É urgente a criação de um Laboratório de Saúde Pública no Sertão da Paraíba. Com o serviço descentralizado, o tempo de resposta a doenças que são endêmicas em nossa região, como H1N1, e até covid-19, será melhor. Vai ser possível otimizar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes”, argumentou o deputado

No Ministério da Saúde, o deputado Wilson Santiago foi acompanhado pelo gerente do Núcleo de Vigilância Laboratorial, Emerson Araújo. Também participaram da audiência a coordenadora-geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços, Fátima Gondim; o diretor do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde, Breno Soares; o coordenador-geral de Laboratórios de Saúde Pública, Eduardo Filizzola; e o diretor-geral do Lacen-PB, Bergson Vasconcelos, que participou por meio de videoconferência.

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe