A Paraíba o tempo todo  |

Projeto quer tornar Campina Grande como a ‘Capital Nacional do Tropeirismo’

Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei de autoria do deputado Luiz Couto (PT) que concede a Campina Grande o título de ‘Capital Nacional do Tropeirismo’. O projeto se opõe a outro apresentado pelo deputado Alceu Moreira (PMDB), que requisitava o título para de Bom Jesus (RS). Porém, o petista argumenta que a emancipação da cidade paraibana ocorreu em 1864, enquanto que a da cidade gaúcha se deu em 1913.

O projeto foi protocolado na Comissão de Constituição e Justiça no dia 24 de agosto, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 6.046, de 2016. A proposta do deputado petista corrigiu um equívoco já que havia sido apresentado na Câmara um outro projeto, do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), que conferia o título à cidade gaúcha de Bom Jesus.

Couto já havia apresentado um voto em separado na Comissão por discordar da argumentação do parlamentar gaúcho segundo o qual o município seria o maior representante da atividade tropeira no Brasil. O petista citou que a emancipação de Bom Jesus ocorreu em 1913, enquanto que a de Campina Grande se deu ainda em 1864. “É de amplo conhecimento nacional que a cidade de Campina Grande, na Paraíba, tida como a Rainha da Borborema – por situar-se no Centro do Planalto da Borborema – construiu-se a partir dos tropeiros, que desbravaram as terras campinenses, junto aos empresários do ramo de algodão”, argumentou o deputado Luiz Couto.

Ele acrescentou que a cidade foi homenageada através de canções populares, como “Tropeiros da Borborema”, de Luiz Gonzaga, conhecida como hino extraoficial do município, além de ter monumentos que recordam a importância desses desbravadores. Além disso, seminários e palestras no Estado têm frequentemente resgatado o papel dos tropeiros que fizeram da cidade um local de entreposto, impulsionando a economia campinense e de municípios próximos: “O surgimento dos tropeiros da Borborema na região é, portanto, marcante e mais antigo que a identificação daqueles de Bom Jesus, no Rio Grande do Sul”, ponderou o deputado paraibano.

 



Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe