A Paraíba o tempo todo  |

Projeto exige o diploma de Jornalismo

Na manhã desta quinta-feira, o vereador Fernando Carvalho protocolou o Projeto de Lei 097/2010 que dispõe sobre a exigência do diploma de jornalismo em concursos públicos no município de Campina Grande-PB.

O projeto prevê que seja exigida formação superior de Jornalismo aos participantes de concursos públicos para cargos inerentes ao exercício da profissão de Jornalista em órgãos e poderes do município de Campina Grande-PB. Carvalho explicou que caberá às instituições responsáveis pela promoção dos concursos públicos municipais incluir nos seus editais a informação sobre a exigência do Diploma de Jornalismo.

Segundo ele, o diploma é sinônimo de preparo, qualificação, conhecimento e, principalmente, compromisso ético no exercício da profissão. “Sabemos que o compromisso do jornalista é transmitir informação de qualidade, principalmente no âmbito do Poder Público devido o princípio da publicidade demonstrando transparência das ações. Assim, entendemos de extrema essencialidade a formação acadêmica e técnica dos referidos profissionais.”

Em vários Estados da Federação os legislativos já estão adotando tal postura para o exercício da atividade jornalística, ou seja, a exigência do diploma para o cargo em concursos públicos estaduais a serem realizados após a decisão do STF, no intuito de fortalecer o setor público.

“Sabemos que o que irá garantir a qualidade do jornalismo é a formação cidadã do profissional e veículos de comunicação voltados para o interesse público, onde a notícia seja o pontapé inicial para o debate público e não moeda de troca no mercado publicitário ou aquilo que separa os anúncios, como diria o Chatô”, completou o vereador.

 

Redação com Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe