Por pbagora.com.br

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou o  Projeto de Lei Complementar (PLP) 21/2019, de autoria do Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), que  muda as atribuições de vice-presidente da República. Atualmente, o vice-presidente da República tem a função de substituir o presidente em suas ausências e impedimento, e a Constituição Federal não atribui nenhuma outra tarefa ao ocupante do cargo.A proposta, que segue para o Plenário,  oficializa as responsabilidades do vice-presidente no assessoramento ao presidente da República. Ao vice caberá dar assistência “direta e imediata” na coordenação das ações de governo, no monitoramento dos órgãos, na supervisão dos ministros e nas análises de políticas públicas. Ficará ainda à disposição do presidente para missões especiais e outras atribuições que vierem a ser designadas.

Veneziano observa que a ausência dessas funções específicas do vice-presidente é uma lacuna no texto constitucional e que nunca houve uma lei complementar para preencher o conteúdo. O Senador paraibano explica que as atribuições listadas no seu projeto são “intrinsecamente ligadas” à figura do ocupante do Palácio do Jaburu.

O relator do PLP 21/2019, Senador Jorge Kajuru (PSB-GO), recomendou sua aprovação com duas emendas: uma de sua autoria e outra do Senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).

O Projeto também reforça a participação do vice-presidente da República nos conselhos da República e de Defesa Nacional, colaboração já garantida pela Constituição.

 

Assessoria de Imprensa

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Minimizando ‘pé de guerra’ RC agradece apoio do PT: “Alegria fraternal”

Minimizando e praticamente ignorando o verdadeiro pé de guerra que a intervenção da Executiva Nacional do PT causou dentro da sigla na Paraíba, ao anunciar apoio ao seu nome e…

Após ser anunciada como vice de RC, Paula Frassinete renuncia

Apenas um dias após ser registrada como companheira de chapa do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) na corrida eleitoral pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, a ex-vereadora Paula Frassinete renunciou do…