A energia solar não é mais um projeto futuro, é tema do cotidiano. Seja com o sol ou outra fonte, cada cidadão hoje pode produzir sua própria energia elétrica. Pensando nesta realidade, o deputado Ruy Carneiro apresentou um Projeto de Lei na Câmara Federal para incentivar este segmento e a produção de energia limpa no Brasil. A medida cria previsão legal para garantir a segurança necessária para desburocratizar o setor e estimular seu desenvolvimento.

O objetivo, de acordo com o parlamentar, é melhorar a relação entre pequenos produtores de energia e aqueles que desejam adquirir o produto. “Hoje, quem produz energia, só pode repassar para a distribuidora, recebendo uma compensação na fatura mensal, com uma série de empecilhos. Nosso projeto democratiza essa relação, dá mais liberdade aos micro e minigeradores que poderão revender o que for produzido”, explicou Ruy Carneiro.

O projeto de lei que está sendo apresentado dá possibilidades de negociação da energia com as distribuidoras, comercializadores ou consumidores diretos, segundo detalhou o deputado. “Queremos incentivar o uso de energia limpa. Queremos estimular este segmento econômico. Isto já é uma realidade em muitos lugares do mundo. No Brasil, especialmente na nossa Paraíba, temos um grande potencial de produzir energia com a matriz solar. Então, precisamos de uma legislação que garanta liberdade econômica e torne interessante o seu uso”, afirmou.

Mesmo com apenas 1% de participação no mercado nacional de geração de energia, o segmento da energia solar já mostra sua relevância. Só na Paraíba, são cerca de 1200 empregos diretos e mais de 30 empresas, de acordo com a Associação Paraibana de Energia Solar. E instrumentos como a lei proposta pelo deputado Ruy Carneiro trazem mais segurança jurídica e liberdade econômica para o desenvolvimento deste setor.

 

Assessoria

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Manoel Jr desiste da disputa pela PMJP e mira Pedras de Fogo

O vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior, atual presidente do Solidariedade na Paraíba, declinou da disputa pela prefeitura da Capital, nas eleições desse ano para voltar todos os seus esforços…

Eva Gouveia deixa secretária municipal, para concorrer à CMCG

Buscando atender à legislação eleitoral, já que pretende disputar uma vaga na Câmara Municipal de Campina Grande, a secretária de Assistência Social, Eva Gouveia, pediu demissão do cargo neste sábado,…