A Paraíba o tempo todo  |

Professor Charliton defende agenda sustentável para JP e propõe IPTU Verde

 Já faz algum tempo que João Pessoa não é a cidade mais verde do Brasil, e agora a Capital paraibana vive um processo de degradação ambiental. O Professor Charliton, candidato do PT a prefeito, destacou que essa destruição “ocorre em virtude da ocupação desordenada do território, da expansão imobiliária predatória e da falta do papel regulador do poder público, na medida em que a cidade possui instrumentos para exercer este papel”.

 

 

“Hoje vivemos uma briga de competência para saber quem vai assumir a gestão do meio ambiente na nossa cidade. No caso da Barreira do Cabo Branco, nos últimos meses presenciamos um ‘jogo de empurra empurra’, uma disputa de vaidades entre o Estado e a Prefeitura. A gerência do meio ambiente deve ser feita através de uma parceria entre esses dois poderes, estadual e municipal”, explicou.

 

 

A retirada de árvores na cidade também preocupa o candidato do PT, que lembrou que antigamente a cidade era muito mais arborizada. “É preciso implantar em João Pessoa uma agenda sustentável, promovendo de forma permanente o plantio e replantio de árvores, a construção de parques, e outras medidas que reponham parte da cobertura vegetal perdida nos últimos anos, ao mesmo tempo em que se deve buscar a sustentabilidade, com atividades econômicas preservadores, educação ambiental e estímulo ao uso de fontes de energia não-poluentes”, disse.

 

 

Com base nas críticas que fez aos gestores municipais, o Professor Charliton ressaltou que para que João Pessoa retome a liderança no campo ambiental, em termos regionais e nacionais, é imprescindível o cumprimento rigoroso da legislação ambiental e o fortalecimento de instrumentos como o Conselho de Meio Ambiente, “uma ferramenta que funcione com total transparência na divulgação das atuações e pagamentos das multas para um melhor exercício do controle social”.

 

 

“Nosso programa é baseado em quatro frentes: Uma cidade educadora, inclusiva, sustentável e participativa. Tendo com base esses conceitos, elaboramos um Programa de Governo que destina uma atenção especial para o meio ambiente, e defenderemos o IPTU Verde para que seja incentivado o uso da energia solar e a arborização das ruas; implementação efetiva do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de João Pessoa; fortalecimento do Fundo Municipal do Meio Ambiente; fiscalização das obras da construção visando cumprir os condicionantes legais e ambientais (plano diretor, código de posturas, legislação relacionada ao meio ambiente); elaboração de um Plano de Compras Sustentáveis por parte do município; entre outras propostas”, revelou.

 

Ascom

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe