Em entrevista a imprensa paraibana, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Saulo Benevides, garantiu a troca das urnas que tiveram problemas técnicos durante a manhã deste domingo, 05, em João Pessoa.
Segundo ele, pela manhã, antes do início da votação, foi feita uma checagem nas urnas e todas estavam funcionando perfeitamente. Posteriormente, algumas delas apresentaram defeito.
– Depois que tomamos conhecimento de que algumas urnas quebraram, imediatamente já tomamos as devidas providências para não haver transtorno nos colégios eleitorais. Todas essas urnas foram substituídas – explicou.
O desembargador elucidou ainda que esses problemas surgiram nas urnas mais antigas, as de 2008, que foram colocadas só em João Pessoa.
– Colocamos essas urnas mais antigas aqui em João Pessoa, porque é mais fácil de substituir aqui, do que em outra cidade. Agora já está tudo sob controle. Estamos com uma força tarefa montada para resolver qualquer problema – reforçou. Por fim, Saulo ressaltou a importância das eleições e do voto consciente.
Juíza – A juíza eleitoral Renata Barros declarou que até agora não houve nenhum problema no processo de votação e disse que é possível que haja demora por conta da aplicação da biometria em Campina Grande.
– Até o momento está transcorrendo tudo na normalidade, como a gente esperava. O processo da biometria de qualquer forma é novo, mas está tudo dentro da expectativa. A demora já era esperada por questão de adaptação, mas as coisas estão fluindo dentro da normalidade e acho que a previsão é de encerrar às 17h – comentou.
Ela também elogiou o trabalho que está sendo realizado pela segurança pública e alegou que os crimes eleitorais vão ser fiscalizados e combatidos quando necessário.
– Estamos muito satisfeitos com a colaboração efetiva da Polícia Militar e da Polícia Federal e estamos sempre trabalhando diuturnamente no combate dos crimes eleitorais – ressaltou.
O TRE enviou uma nota para reforçar que estão sendo tomadas as providências para sanar os problemas com as urnas com defeito e convoca o eleitor a comparecer às urnas até às 17 horas.
Confira a Nota Oficial:
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba informa que todas as providências foram tomadas para sanar os problemas ocorridos com as urnas eletrônicas que apresentaram defeito, em um percentual pequeno em relação ao número de urnas no Estado, e pede a compreensão dos eleitores que tiveram que permanecer nas filas para exercer o seu direito ao voto, conclamando-os para que não deixem de votar, pois é importante para a democracia. Ressalta ainda que os problemas foram devidamente solucionados e que todas as urnas estão funcionando para receber os votos dos paraibanos.
Eleitor, exerça sua cidadania. Não deixe de votar!
Redação








