O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino (PSB), se manifestou contrário ao projeto de lei que reduz o número de deputados estaduais.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 431), de autoria do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), oi desarquivada pela Câmara Federal. A proposta reduz o número de deputados federais de 513 para 394 (119 a menos) e de senadores de 81 para 54 (corte de 27 cadeiras), além de alterar as bancadas nas Assembleias Legislativas.

Adriano Galdino disse que é contra a proposta, que segundo ele, reduz o poder de representatividade da população.

“Sei que pela lei atual a Paraíba perde se essa proposta for aprovada, mas eu sou contra, porque para mim quanto mais representantes, mais representado estará o povo. Então quanto mais deputados estaduais, mais o povo da Paraíba estará aqui discutindo seus problemas e buscando soluções” argumentou Adriano Galdino.

A proposta foi apresentada no ano passado, mas travou na Comissão de Constituição e Justiça. Apenas com a redução do número de parlamentares federais e, tomando-se como referência os valores das verbas indenizatórias e não indenizatórias pagas pela Câmara, estima-se que o Congresso reduzirá seus gastos em, no mínimo, R$ 1,3 bilhão por legislatura.

Caso aprovada, a Paraíba perde dois deputado federais, passando de 12 para 10. Com a redução no Congresso, também deve haver diminuição na ALPB, já que, o número de cadeiras na Casa Epitácio Pessoa é definido com base no número de deputados federais paraibanos, com isso o estado passaria de 36 a 30 deputados estaduais.

Severino Lopes
PB Agora

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Estela nega rasteira e prega alinhamento de integrantes da executiva do PSB

A deputada estadual Estela Bezerra (PSB) negou, na manhã desta quinta-feira (14) que tenha havido rasteira para a formação da comissão provisória do PSB na Paraíba. As declarações da parlamentar…

Wilson Filho defende implantação de ‘Minha Casa, Minha Vida’ estadual

Após redução no repasse de recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida por parte do Governo Federal, o deputado estadual Wilson Filho (PTB) defendeu a elaboração de um programa habitacional…