A Paraíba o tempo todo  |

Prefeitos desafiam Justiça

Depois que o juiz titular da 16ª Zona Eleitoral, Francisco Antunes, cassou em 1ª instância os mandatos do prefeito e do vice de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PMDB) e José Luiz Junior (PSC), respectivamente, no final da manhã desta segunda-feira, outros chefes do Poder Executivo Municipal também colocaram suas barbas de molho, aguardando na surdina o mesmo tipo de veredicto inicial, passível de contestação jurídica através de liminares interpostas em grau de recurso junto ao TRE, como já aconteceu no caso dos mandatários da “Rainha da Borborema”.

Inconformados apelam ao TRE

Desconfiado que aconteça com ele coisa parecida, outra vez, Nobson Pedro de Almeida (“Nobinho”, do PTB), prefeito municipal de Esperança (na foto acima), vai pedir desde já ao Tribunal Regional Eleitoral a argüição da suspeição do juiz da comarca, o acusando de só sentenciar em favor dos adversários políticos dele, representados pelo candidato derrotado no pleito passado, o democrata Anderson Monteiro, filho do deputado Arnaldo Monteiro (do mesmo partido dele) e que recebeu apoio eleitoral do então prefeito João Delfino (PSB).

Bronca já dura bastante tempo

A confusão vem rolando há anos, mas o epicentro do terremoto político aconteceu quando Nobinho teve o seu mandato cassado por determinação do juiz Jaílson Suassuna, da 19ª Zona Eleitoral, sob acusação da prática de abuso de poder político-econômico e compra de votos nas, eleições de 2008.

Advogados têm trabalho intenso

Os advogados de Nobinho são pertencentes ao escritório de Marcelo Weick (secretário-chefe da Casa Civil), que está impedido de se pronunciar nos autos, por conta do exercício de cargo público, mas que deu início ao processo, logo depois da eleição passada, antes dele assumir o posto atual no governo Maranhão 3.

Dois pesos, duas medidas

Segundo Nobinho, em Esperança é assim:

– Se eu pintei uma casa de amarelo, na campanha passada, eu sou condenado pelo juiz local, acusado de fazer propaganda irregular (conduta vedada pela legislação em vigor), mas se meu ex-adversário também pintou outra casa, só que na cor vermelha, ninguém acha isso nada demais e não acontece nenhuma punição contra ele.

– Essa mesma lógica vale para distribuição de camisas ou qualquer outra coisa: se eu dei algo na cor amarela, eu sou punido, mas se eles deram outra coisa igual, mas sendo vermelha, então está tudo bem!!!

Veneziano visita Zé Luiz

Indiferente à batalha judicial travada no âmbito da Justiça Eleitoral, Veneziano deu prioridade à visita que tinha pré-agendada ao vice-prefeito de Campina, José Luiz Júnior, que está convalescendo de uma cirurgia de transplante de fígado, num hospital do Recife-PE, desde sábado passado, pela manhã.

Solidariedade do povo campinense

Veja, abaixo, o que o prefeito “Vené” postou no Twitter dele, mesmo após ser informado por seus advogados da cassação de ambos, por voltas das 14h00 desta segunda-feira:

– Acabei de sair do Hospital Jayme da Fonte em Recife, onde o companheiro Zé Luiz está internado. Ele está na UTI, por conta do pós-operatório.

– Antes de sair, Zé me pediu para dizer ao povo de Campina Grande que está bem e feliz, agradecido a Deus por tudo ter dado certo.

– Provavelmente amanhã, Zé deve deixar a UTI e ir para uma Semi-Intensiva, já que sua recuperação ocorre de forma rápida e dentro do esperado.

– Nós conversamos pouco, até porque é prudente ao paciente, no pós-operatório, não falar muito. Mas foi o suficiente para me deixar feliz.

– Graças a Deus Zé Luiz está bem. Notei nele muita disposição, uma voz forte e a felicidade pelo sucesso alcançado no transplante de fígado.

O novo Ponto de Cem Réis

Recebi e-mail enviado pelo internauta Danilo Braga ([email protected]) a respeito do saudosismo demonstrado por ele e outras pessoas que circulam pelas ruas do centro da cidade, em João Pessoa. O alvo das lamentações é o repaginado Ponto de Cem Réis. Uns gostaram da mudança, outros não.

Desabafo de internauta

Confira abaixo – na íntegra – a visão dele sobre o novo conceito de calçadão implantado pela Prefeitura Municipal:

Depoimento emocionado

Caro amigo Giovanni Meireles, escreva em sua coluna sobre a saudosa praça do Ponto de Cem Réis, que hoje virou praça de eventos do ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB) ou da prefeitura municipal de João Pessoa, como queira. Relembro com saudade, o tempo em que eu era criança, em dias de domingo à tarde.

Pedalando sem parar

Meu pai me conduzia até a praça para que eu pudesse me divertir pedalando em minha bicicleta Monark. De lá vínhamos até a praça João Pessoa, famosa Praça dos Três Poderes, era uma alegria só. Bons tempos!

Interminável pirotecnia

Hoje o que vemos semanalmente e incansavelmente, são os estardalhaços e shows pirotécnicos promovidos pela atual gestão da Capital, em forma de estruturas metálicas, sendo montadas e desmontadas como se fosse um balé. Eu, que passo diariamente por aquele local, vejo e percebo o semblante das pessoas que por ali também transitam dizendo:

– Como a Capital mudou!

Cidade foi repaginada

O ex-prefeito Ricardo repaginou a nossa cidade. Por um lado sabemos que isso é verdade, porém como cidadão pessoense que sou, não posso concordar com a quantidade de dinheiro que se gasta com locações de estruturas e palcos, bandas e shows e outras “cositas más”, simplesmente em troca de propaganda pessoal e votos.

Muita revolta e poucas palavras

Está feito aqui o desabafo de um simples e jovem cidadão pessoense, ao estimado e querido amigo sapeense. Espero ter esclarecido ao amigo minha revolta, com essas poucas palavras. Um forte abraço, Danilo Braga.


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe