A Paraíba o tempo todo  |

Por dentro do secretariado

Mesmo com alguns nomes do novo secretariado estadual tendo sido anunciados há praticamente uma semana, ainda persistem perguntas sobre quem é fulano ou quem é beltrano, em termos dos chamados “ilustres desconhecidos” para a grande maioria do público formado por cidadãos comuns, em todos os recantos da Paraíba.

Nomeações são muito recentes

Por isso, vamos repassar as origens de alguns nomes dessas pessoas escolhidas pelo governador recém-empossado Ricardo Coutinho (PSB) para compor sua equipe de auxiliares diretos nos 1º, 2º e 3º escalões administrativos, bem como nas diretorias das companhias estatais, empresas de economia mista, autarquias, fundações e demais órgãos integrantes da estrutura funcional do Estado.

Consultoria de ex-vice-governador?

Em primeiro lugar, causou estranheza a nomeação do ex-vice-governador José Lacerda Neto para ocupar o cargo de provimento em comissão de Consultor Técnico do Governo, com a incumbência de promover a Articulação Política do Governo do Estado.

Merecia um cargo bem melhor

Ou seja, ele foi nomeado para um simples cargo de assessoria no 3º escalão governamental, quando se trata de um ex-presidente da Assembléia Legislativa, detentor do recorde de 11 mandatos conquistados consecutivamente, durante 44 anos de exercício parlamentar, além de ser pai da vereadora de João Pessoa, Raíssa Lacerda (ambos filiados aos Democratas).

Juventude é marca registrada

Outro deles é o jovem advogado Jovino Machado da Nóbrega Neto, nomeado para ocupar o cargo de provimento em comissão de Consultor Jurídico do Governo do Estado, já exercido anteriormente por verdadeiros luminares da Ciência Jurídica paraibana, como o tribuno campinense Antônio Vital do Rego.

Advogado da coligação socialista

Jovino é um dos signatários das nove representações ajuizadas junto ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) contra o ex-governador José Maranhão (PMDB), então candidato a reeleição pela coligação “Paraíba Unida”. Jovino fez parte do escritório jurídico da coligação “Uma Nova Paraíba”, encabeçada pelo atual governador Ricardo Coutinho (PSB).

Condecoração do Poder Legislativo

Ele também recebeu no dia 15 de dezembro do ano passado, a medalha “Epitácio Pessoa” (a maior comenda concedida pela Assembléia Legislativa), na mesma sessão em que foi homenageado o atual secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Gustavo Nogueira.

Platéia de peso em plenário

O próprio ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) prestigiou a solenidade em questão, além dos propositores da honraria, respectivamente Ricardo Marcelo (PSDB, presidente da “Casa de Epitácio Pessoa”) e Ricardo Barbosa (deputado estadual do PSB).

Esforço jurídico recompensado

O mesmo caminho foi trilhado por Wladimir Romaniuc Neto, nomeado para ocupar o cargo em comissão de Procurador-Geral Adjunto do Estado, que também assinou as mesmas ações, junto com seus 13 colegas de banca advocatícia: Ricardo Sérvulo Fonseca da Costa, John Johnson Gonçalves de Abrantes, Edward Johnson Gonçalves de Abrantes, Marcello Figueiredo Filho, desembargador aposentado José Martinho Lisboa (ex-presidente do Tribunal de Justiça), Luiz Victor de Andrade Uchoa, Igor Gadelha Arruda, Noaldo Belo Meireles, Danilo de Sousa Mota, Yuri Simpson Lobato, Vital Borba De Araújo Júnior, Rafael Sedrim Parente de Miranda Tavares e Antonio Bezerra do Vale Filho.

O povo quer saber…

Também suscitaram muitas dúvidas, as seguintes pessoas, enumeradas abaixo, junto com suas respectivas identificações perante a sociedade, para aqueles que alegaram não saber suas origens profissionais, laços de família, amizades políticas e militância partidária:

Ex-secretário retorna à pasta

O ex-prefeito municipal de Cabaceiras e ex-secretário de Turismo do Estado, Arnaldo Júnior Farias Dorso, foi nomeado para ocupar o cargo de provimento em comissão como Gestor do Programa Prodetur Nordeste 2 (financiado através de recursos do Banco Mundial, BIRD – Banco Interamericano de Desenvolvimento, BNB e Tesouro Nacional), vinculado à secretaria de Turismo e do Desenvolvimento Econômico do Estado.

Parentesco com prefeito

Renan Germano Costa, ex-secretário de Infra-Estrutura da prefeitura municipal de Picuí e irmão do atual prefeito da mesma cidade, Rubens “Buba” Germano da Costa (presidente reeleito da Famup – Federação dos Municípios da Paraíba), que foi nomeado para ocupar o cargo de provimento em comissão como Secretário-Executivo de Planejamento e Gestão do Estado.

Ex-deputados são aproveitados

Ricardo também nomeou dois ex-deputados estaduais para ocuparem cargos de menor monta e relevância, como Vital Costa Araújo (PTB), que vai ocupar a função de Diretor Executivo da Fundação de Ação Comunitária – FAC e Florentina Flora Diniz Oliveira (esposa do ex-prefeito de Princesa Isabel, José Sidney Oliveira e prima do conselheiro Antônio Nominando Diniz Filho, ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado), que foi escolhida para o cargo de provimento em comissão como Diretora-Administrativa da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” – Fundac.

Do município para o Estado

Ricardo decidiu nomear Manoel “Duré” Antonio de Almeida (ex-coordenador da Defesa Civil da PMJP e ex-presidente do CREA – Conselho regional de Engenharia & Arquitetura), para ocupar o cargo de provimento em comissão de Diretor-Presidente da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba – Emepa.

Parlamentar-mirim também tem vez

O ex-vereador e ex-presidente da câmara municipal de Pitimbu, Durval da Costa Lira Júnior (PPS), foi nomeado para ocupar o cargo de provimento em comissão de Coordenador Administrativo do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba – IMEQ, que funciona em frente ao prédio-sede do Detran, localizado em Mangabeira.

Irmã de ex-primeira-dama

Uma grande surpresa foi a presença na edição desta 2ª feira do “Diário Oficial do Estado”, da jornalista Albiege Léa Araújo Fernandes, nomeada como Diretora Técnica de “A União” – Superintendência de Imprensa e Editora (ela é irmã de Aglaê Fernandes, ex-primeira-dama de João Pessoa, durante o exercício do mandato inicial de Ricardo Coutinho como prefeito da Capital, entre 2005 e 2008).

Experiência na “Vênus Platinada”

Ela já trabalhou como produtora de notícias na TV Cabo Branco (afiliada local da Rede Globo de Televisão) e foi assessora de imprensa da ex-secretária de Educação da PMJP, Elisa Gonçalves (cunhada de Alexandre Urquiza, atual chefe de gabinete do prefeito Luciano Agra, ambos do PSB).

Agora só falta a presidente

O governador também decidiu nomear Ana Aparecida Perazzo Gomes (filha do deputado estadual Tião Gomes, do PSL, com a ex-prefeita municipal de Areia, Ádria Perazzo), para ocupar o cargo de provimento em comissão de Vice-Presidente da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência – Funad, cuja diretora-presidente ainda não foi escolhida por Ricardo. É um caso típico de resolver compor primeiramente os pés da máquina administrativa, sem dispor ainda da cabeça pensante que vai comandar a referida repartição pública.

Poetisa toma conta da meninada

Cassandra Eliane Figueiredo Dias (poetisa, atriz de teatro, cantora, compositora e esposa do artista plástico guarabirense Clóvis Júnior, presidente da Associação “Folia de Rua”) foi nomeada para o cargo de provimento em comissão como Presidente da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” – Fundac.

Tarefa em dose dupla

Outro que Ricardo decidiu nomear foi Roberto da Costa Vital, que vai ocupar o cargo de provimento em comissão como Gestor do Programa de Combate à Pobreza Rural, vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, assim como para exercer cumulativamente as atribuições de Coordenador Geral do Projeto Cooperar.

Outro que trabalha em dobro

Por fim, o governador achou por bem designar Diogo Flávio Lyra Batista, recém-empossado como chefe da Procuradoria Jurídica da PB-Prev – Paraíba Previdência, para, cumulativamente, responder pelo cargo de provimento em comissão de Presidente do mesmo órgão, até ulterior deliberação.

Prestando esclarecimentos

Estas são as respostas oferecidas – dentro da medida do possível – aos inúmeros leitores e internautas que me questionaram durante todo o final-de-semana passado, por telefone, e-mail e mensagens postadas no Twitter. Espero que tenha contribuído para que a população e o eleitorado conheçam melhor os novos secretários estaduais.

NOTA DO REDATOR – Na edição do “Diário Oficial do Estado” desta 3ª feira, o governador Ricardo Coutinho decidiu nomear o advogado José Lacerda Brasileiro (ex-suplente de deputado federal do PSB) para ocupar o cargo de provimento em comissão de presidente da Fundação Ernani Sátyro, sediada em Patos e também
nomeou William Tejo Filho (ex-assessor especial de Cássio Cunha Lima), para ocupar o cargo de vice-presidente da Fundação Espaço Cultural “José Lins do Rego”, que fica em Tambauzinho, na Capital.


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe