Política e a Igreja perseguida

PUBLICIDADE

A fé cristã é a religião mais perseguida do mundo. O ministério “Portas Abertas” lista os países e os modos de sistemática perseguição a cristãos pelo mundo. Estima-se que, atualmente, mais de 365 milhões de cristãos enfrentam algum tipo de perseguição por simplesmente serem cristãos.

Nesse último domingo (26), foi realizado o evento do “Domingo da Igreja Perseguida”. Por todo o mundo, cristãos lembraram e oraram por seus irmãos que são sistematicamente perseguidos em sociedades intolerantes à fé cristã.

Destacou-se a África Subsaariana: região composta pelos países localizados ao sul do deserto do Saara, no continente africano, abrangendo países de extrema perseguição, como Somália, Eritreia e Nigéria.

Além de sofrerem com baixa qualidade de vida e perseguição de familiares e comunidades, cristãos enfrentam perseguições políticas. Em vários países subsaarianos, o poder político se tornou instrumento de perseguição ou de impedimento que cristãos compartilhem sua fé. Em alguns contextos, cristãos são tratados como cidadãos de segunda classe e vivem marginalizados, sem direitos e condições mínimas de sobrevivência.

Por tudo isso, o ministério Portas Abertas conclui que “a África Subsaariana é a região mais mortal para os cristãos. Cerca de 92% das 4.998 mortes de seguidores de Jesus aconteceram no território”.

A perseguição política à fé de qualquer pessoa é um atentado ao direito fundamental de liberdade de crença e religião. No mundo de hoje, há uma tendência crescente a se estreitar a liberdade à fé cristã. No Ocidente, os valores cristãos têm sido atacados e rotulados por palavras odiosas. Vários países do Oriente e da África têm historicamente sociedades mais fechadas às crenças cristãs e uma cultura centenária de perseguição a cristãos.

Todo esse contexto de perseguição à fé cristã precisa ser denunciado e reprovado. Mas a realidade é que a perseguição a cristãos continuará. Nesse contexto, é preciso lembrar das palavras de Jesus: “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus(…)” (Mt 5:11-12).

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Empossada como conselheira no TCE-PB, Alanna Galdino diz ter sido vítima de ataques de ódio

Aconteceu nesta terça-feira (30), a sessão que nomeou por unanimidade e concedeu posse a mais…

30 de abril de 2025

Cícero destaca parceria com o Governo do Estado na liberação de tráfego do Viaduto Luciano Agra

Uma das mais importantes obras de mobilidade urbana de João Pessoa teve sua primeira etapa…

30 de abril de 2025

Cajazeiras lidera ranking das cidades mais chuvosas da Paraíba em abril

Os municípios de Cajazeiras, Cachoeira dos Índios e Santa Helena, localizados no Sertão paraibano, foram…

30 de abril de 2025

“A Paraíba clama por alguém com meu perfil”, diz Galdino ao reafirmar disposição de disputar o governo em 2026

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), voltou a se posicionar…

30 de abril de 2025

O que abre e o que fecha em João Pessoa e Campina Grande no feriado de 1º de maio

O Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira (1º), é feriado nacional e, como tal, provoca…

30 de abril de 2025

Lista Vermelha: foragido da Interpol acusado de estupro é preso pela PMPB em Itabaiana

Um foragido que estava sendo procurado pela Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) foi preso,…

30 de abril de 2025