O deputado federal Wilson Santiago (PTB) apresentou Projeto de Lei 3057/19, na Câmara dos Deputados, determinando a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão da Paraíba (IFSPB) para atender futuros estudantes de diversos municípios da região.
A proposta do deputado sugere que a sede da nova instituição fique em Cajazeiras ou Sousa, a depender da viabilidade técnica do Ministério da Educação, e trata, na realidade, do desmembramento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), com os campi de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Princesa Isabel e Sousa passando a compor o IFSPB.
“O IFPB abriga atualmente dez campi com planejamento de expansão para catorze. São muitos cursos, professores e alunos para um instituto federal apenas. Com o desmembramento e um instituto com sede e foco no Sertão, haverá um impulsionamento da qualidade e quantidade de cursos nas unidades de ensino situadas na região”, defendeu.
O PL prevê que os bens patrimoniais dos campi a serem desmembrados sejam repassados ao IFSPB e que orçamento da nova instituição fique por conta do Orçamento Geral da União, através do Ministério da Educação.
Pelo Brasil
Atualmente, o estado vizinho de Pernambuco conta com mais de um instituto. Além dele, Bahia (2); Goiás (2); Minas Gerais (6); Rio de Janeiro (3); Rio Grande do Sul (3); e Santa Catarina (2).
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O governador João Azevêdo confirmou que a segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores…
O deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) foi oficialmente designado, nesta segunda-feira (8), pelo presidente da…
A repercussão na Folha de S.Paulo nesta segunda-feira destaca que a aliança política na Paraíba,…
Os postos de atendimento ao trabalhador em João Pessoa e Campina Grande iniciam esta semana…
Em seu primeiro compromisso público após anunciar a pré-candidatura à Presidência, neste domingo (7), o…
O programa Fantástico, da Rede Globo, dedicou reportagem especial à história de Gerson Machado, jovem…