A Paraíba o tempo todo  |

PL de Wilson Santiago determina criação de Instituto Federal no Sertão

O deputado federal Wilson Santiago (PTB) apresentou Projeto de Lei 3057/19, na Câmara dos Deputados, determinando a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão da Paraíba (IFSPB) para atender futuros estudantes de diversos municípios da região.

A proposta do deputado sugere que a sede da nova instituição fique em Cajazeiras ou Sousa, a depender da viabilidade técnica do Ministério da Educação, e trata, na realidade, do desmembramento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), com os campi de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Princesa Isabel e Sousa passando a compor o IFSPB.

“O IFPB abriga atualmente dez campi com planejamento de expansão para catorze. São muitos cursos, professores e alunos para um instituto federal apenas. Com o desmembramento e um instituto com sede e foco no Sertão, haverá um impulsionamento da qualidade e quantidade de cursos nas unidades de ensino situadas na região”, defendeu.

O PL prevê que os bens patrimoniais dos campi a serem desmembrados sejam repassados ao IFSPB e que orçamento da nova instituição fique por conta do Orçamento Geral da União, através do Ministério da Educação.

Pelo Brasil

Atualmente, o estado vizinho de Pernambuco conta com mais de um instituto. Além dele, Bahia (2); Goiás (2); Minas Gerais (6); Rio de Janeiro (3); Rio Grande do Sul (3); e Santa Catarina (2).

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe