A Paraíba o tempo todo  |

Pesquisa: Ricardo tem 35,4%, Maranhão 34,6% e Cícero 12,4% na disputa pelo governo

Ricardo tem 35,4%, Maranhão 34,6% e Cícero 12,4% na disputa pelo governo da Paraíba nas eleições de 2010

 

A um ano da eleição de 2010, a disputa pelo governo da Paraíba continua acirrada e polarizada entre o governador José Maranhão (PMDB) e o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB).

É o que comprova a segunda pesquisa estadual sobre as eleições na Paraíba realizada pelo Instituto Opinião /PB Agora. De acordo com a consulta, o prefeito Ricardo Coutinho tem 35,4% da intenção de votos e o governador Maranhão 34,6% na pesquisa estimulada, repetindo empate técnico registrado em maio de 2009, quando ambos apareciam com 33%.

Polarizando a disputa, ambos estão com mais de 22 pontos na frente do terceiro colocado, o senador tucano Cícero Lucena (PSDB), que obteve 12,4% da preferência do eleitorado paraibano.

Em quarto colocado aparece com 0,7% da intenção de votos o professor David Lobão (PSol), candidato a governador nas eleições de 2006.

O número de indecisos chega a 10,7% e o de votos brancos e nulos a 6,2%.

Os nomes do senador Efraim Morais (DEM) e do deputado federal Luiz Couto (PT) não foram incluídos na pesquisa estimulada em razão do anúncio de ambos de que serão candidatos ao Senado Federal.

A pesquisa do Instituto Opinião ouviu 1.985 eleitores em 80 municípios localizados em quatro regiões do Estado: Zona da Mata, Agreste, Borborema e Sertão.

Realizada entre os dias 23 e 28 de setembro, a pesquisa tem uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo e um intervalo de confiança de 95%.

 

 

 

Ricardo tem a melhor média entre os
jovens e Maranhão entre os idosos

 

De acordo com o Instituto Opinião, o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) apresenta o melhor desempenho entre os eleitores jovens de 16 a 24 anos de idade. Nessa faixa, Ricardo atinge 44,8% da preferência dos entrevistados contra 33% do governador Maranhão.

A diferença é compensando entre os eleitores com mais de 60 anos. Nesse grupo, o governador Maranhão chega a 40,6% contra apenas 24,4% do prefeito da Capital.

Maranhão ganha ainda entre o eleitorado feminino. Maranhão tem 33,2% e Ricardo 32,1%. Mas perde entre os homens. Segundo a consulta, Ricardo tem 39,1% do eleitorado masculino pesquisa e Maranhão 36,1%.

Em se tratando de escolarização e renda, os melhores índices do governador estão entre os que têm até a quarta série e recebem até um salário mínimo. Já Ricardo Coutinho registra melhores índices entre os eleitores com curso superior e com renda entre cinco e dez salários mínimos.

 

 

Instituto Opinião: você sabe onde encontrar

O Instituto Opinião – Pesquisas Sociais LTDA tem 14 anos de atuação no mercado de pesquisas de opinião pública. Atua tanto no setor privado quanto na área eleitoral, sendo referência para candidatos das diversas tendências políticas da Paraíba.

O Instituto Opinião é inscrito no Conselho Federal de Estatística e já possui a marca de mais de 2.000 trabalhos realizados. Entre os clientes da Opinião, empresas e instituições como os Diários Associados, Unimed, Sindicato dos Agentes Fiscais, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Redpharma, prefeitura de Campina Grande, governo do Estado, entre outras.

O Instituto Opinião é coordenado pelos profissionais José Joaquim Lira Roberto Braga, estudante concluinte do curso de Bacharelado em Estatística pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, e pelo professor José Roberto Braga, Consultor de campanhas eleitorais em nível local e estadual, consultor de Governos Municipais e Estaduais, Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, bacharel em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba, mestrado em Administração pela Universidade Rural de Pernambuco e professor aposentado na área de Administração, pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

Mais informações sobre o Instituto Opinião podem ser conferidas no site www.opiniãopesquisassociais.com.br

Municípios pesquisados:


Agreste

Alagoa Grande, Alagoa Nova, Araçagi, Araruna, Areia, Aroeiras, Bananeiras, Belém, Cacimba de Dentro, Campina Grande, Cuité, Esperança, Guarabira, Ingá, Itabaiana, Lagoa Seca, Massaranduba, Pocinhos, Puxinanã, Queimadas, Remígio, Salgado de São Felix, Solânea e Soledade.


Borborema
Assunção, Boqueirão, Gurjão, Juazeirinho, Monteiro, Picuí, Pedra Lavrada, Santa Luzia, São Mamede, São João do Cariri, Serra Branca, Sumé e Taperoá.

Sertão
Brejo do Cruz, Cajazeiras, Cajazeirinhas, Catolé do Rocha, Catingueira, Conceição, Condado, Coremas, Desterro, Ibiara, Imaculada, Itaporanga, Jericó, Juru, Malta, Marizópolis, Patos, Piancó, Pombal, Princesa Isabel, Santa Terezinha, São Bento, São José do Bonfim, São José de Piranhas, São João do Rio do Peixe, Sousa, Tavares, Teixeira e Uiraúna.


Zona da Mata

Alhandra, Bayeux, Caapora, Cabedelo, Conde, Itapororoca, João Pessoa, Mamamguape, Mari, Pedras de Fogo, Pilar, Rio Tinto, Santa Rita e Sapé.

Luís Tôrres


PB Agora

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe