A Paraíba o tempo todo  |

Pesquisa revela que Agra tem potencial de crescimento maior que o de Estela

""""No marketing político medimos o potencial de crescimento de um candidato cruzando os dados da rejeição, nível de popularidade, intenção de votos espontâneos e avaliação de governo. De acordo com o levantamento realizado pelo IPESP, Agra possui hoje o maior potencial de crescimento entre os candidatos mais competitivos: Maranhão, Cícero e Cartaxo.

O dado mais animador para o prefeito Agra é a sua baixa popularidade. De acordo com a pesquisa, apenas 24% dos entrevistados disseram conhecê-lo bem. 39% responderam conhecê-lo mais ou menos; 27% conhecem de ouvir falar e 9% nunca ouviram falar no prefeito.

Isso se torna um dado positivo para o prefeito, pois diferentemente de Cícero e Maranhão, Agra ainda tem um vasto grupo de eleitores que não o conhecem e podem vir a votar nele. Uma vez que a rejeição do prefeito é bem menor que a de seus adversários. Agra obteve apenas 14% de rejeição, contra 30% de Maranhão, 29% de Cícero e 21% de Estelizabel.

""Sendo assim, com uma rejeição baixa, Agra teria maior facilidade em conquistar novos eleitores, principalmente os que disseram não conhecê-lo bem. O cruzamento de dados entre as pessoas que disseram conhecer bem o prefeito Agra e votaram nele na pesquisa, poderia mostrar o potencial de crescimento do socialista de forma mais precisa. Pois, se grande parte dos entrevistados que disseram conhecê-lo bem também votaram nele, isso mostra que os demais eleitores que não o conhecem bem, seguirão a tendência de votar nele a partir do momento em que o grau de conhecimento em relação a Agra aumentar.

Diferentemente de Maranhão e Cícero, que são conhecidos por praticamente toda a população de João pessoa e possuem uma rejeição alta. É como se Maranhão e Cícero tivessem chegados aos seus limites, não tendo mais para onde crescer no eleitorado.

A boa aprovação de Luciano Agra também aumenta seu potencial de crescimento. Os resultados eleitorais demonstram que uma gestão com mais de 45% de aprovação (soma de ótimo e bom) tem mais de 95% de chances de obter a vitória. Ainda mais quando se trata de um caso de reeleição, como acontece aqui em João Pessoa. Agra hoje detém quase 80% de aprovação positiva.

Já o potencial de crescimento de Cícero e Maranhão é p. Mesmo que os dois ainda tivessem para onde crescer, teria o impedimento da rejeição. Pois o eleitorado que passasse a conhecer os dois, estaria propenso a rejeitá-los, como os eleitores que disseram conhecê-los bem.

 

""O mesmo acontece com a candidata do governador Ricardo Coutinho. Com uma rejeição extremamente alta, Estelizabel tem seu potencial de crescimento reduzido, mesmo ainda não sendo muito conhecida do eleitorado. A lógica é a mesma de Cícero e Maranhão. A partir do momento que, quem não conhece Estela, passar a conhecê-la, seguirá a mesma tendência de rejeitá-la como os eleitores que disseram conhecê-la bem.

Sendo assim, a grande rejeição de Estelizabel impede qualquer chance de vitória.


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe