Cúpula do PMDB na Paraíba ainda sonha em dobradinha do PT com Veneziano, mas petistas continuam de ‘nariz empinado’

Faltando pouco menos de um ano para a realização das eleições de 2014, o debate acerca do assunto já é bastante acalorado. Dentre os imbróglios em torno no pleito vindouro, a manutenção da aliança entre o PT e o PMDB é um dos temas que vem merecendo maior destaque.

Isso porque a proposta do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva de garantir palanques duplos para Dilma Rousseff nos Estados desagradou uma ala peemedebista, que passou a defender a antecipação da convenção nacional do partido, de junho para março, com o objetivo de pressionar o PT a definir as alianças estaduais.

A tensão é maior no Rio de Janeiro, no Ceará, na Bahia e no Pará, diretórios cujo peso pode ser capaz de impedir a aliança formal com o PT, se assim desejarem.

 

Os números da crise

O PMDB possui, atualmente, 724 convencionais. Sendo assim, os insatisfeitos precisam somar o voto de 363 delegados para apartar-se do PT. Colocando na ponta do lápis, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e Pará, somam, juntos, 196 votos.

Os descontentes podem contar, ainda, com os votos dos diretórios que, tradicionalmente, votam contra o PT para angariar os 167 votos restantes. Esse último grupo, composto, basicamente, por Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, somam cerca de 150 votos juntos.

 

Por um fio na Paraíba

Para que a histórica aliança entre PT e PMDB não dependa de 17 votos para continuar ou deixar de existir, é imprescindível que os petistas apresentem aos peemedebistas uma alternativa que atenda a seus anseios nos Estados.

Na Paraíba, o senador Vital do Rêgo e o ex-prefeito Veneziano Vital, que ainda sonham com o apoio petista no 1º turno, anseiam por uma solução capaz de encurtar o distanciamento entre as duas legendas para 2014. Embora os ‘irmãos Vital’ afaguem o PT da Paraíba, só têm recebido ‘cortadas’ até agora.

 

Ytalo Kubitschek

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Carnaval: 41 mil embarques e desembarques no Terminal Rodoviário de JP

Por conta do feriado de Carnaval, cerca de 41 mil pessoas devem embarcar no Terminal Rodoviário de João Pessoa e outras 38 mil deverão desembarcar na Capital paraibana. A expectativa…

Bruno volta a convidar socialistas para se filiar e avalia brechas partidárias para desfiliações

Diferente do ex-vereador Zezinho do Botafogo e dos vereadores Tibério Limeira e Léo Bezerra, ambos do PSB que devem migrar neste mês de março para o Cidadania devido a proximidade…