A Paraíba o tempo todo  |

Pedido foi mais humanitário do que político, diz Lula sobre asilo a iraniana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (3), na Argentina, que a proposta de receber no Brasil a iraniana condenada à morte por apedrejamento foi um pedido de caráter humanitário e não político. “Eu não fiz um pedido de asilo. Eu fiz um pedido mais humanitário do que uma coisa política”, disse o presidente.

O apelo de Lula pela vida de Sakineh Mohammadi Ashtiani, de 43 anos, feito na última sexta-feira (31), durante comício no Paraná, foi visto como uma interferência pelos iranianos. Sakineh foi condenada à morte acusada de adultério.

O ministro de Relações Exteriores do país islâmico, Ramin Mehmanparast, sinalizou nesta terça que deve rejeitar a proposta do Brasil e classificou Lula de “emotivo”. Ele afirmou ainda que o presidente brasileiro não deve ter recebido informações suficientes a respeito do caso de Sakineh.

"Pelo que soube, ou ela ia morrer por apedrejamento ou por enforcamento e nenhuma dessas mortes é humanamente aceitável. Obviamente que se houver a disposição do Irã em conversar sobre esse assunto, nós teremos imenso prazer de conversar e, se for o caso, essa mulher poderia ir ao Brasil".

No entanto, Lula destacou que é preciso respeitar a soberania e as leis de cada país. “Sobre a questão de direitos humanos no Irã, eu sei que cada país tem suas leis, sua constituição, sua religião. E, gostando ou não, temos que respeitar o procedimento de cada país”, afirmou.

G1

 

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe