A Paraíba o tempo todo  |

PEC muda nome da Câmara dos Deputados

Agência CâmaraA Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 473/10, da deputada Emilia Fernandes (PT-RS), altera o nome da Câmara dos Deputados para Câmara Federal. Segundo a parlamentar, o atual nome da Casa não reflete a evolução histórica que consagrou a igualdade entre os sexos. “Faz-se necessário adotar uma nomenclatura neutra, abrangente e de destacado significado valorativo”, argumenta.

Ela destaca que a presença feminina no Legislativo está aquém do exigido para haver paridade entre os sexos, já que as mulheres são mais da metade da população e do eleitorado.

A representação parlamentar feminina, acrescenta, tem sido cada vez mais aceita como indicador de qualidade da democracia e tomada como critério para mensurar cidadania e igualdade de oportunidades.

 

Tramitação

A admissibilidade da PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Se aprovada, a proposta será examinada por uma comissão especial. Depois, deverá ser votada em dois turnos pelo Plenário
 

 

Agencia Camara

 

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe