A Paraíba o tempo todo  |

PB tem 466 homens e apenas 88 mulheres disputando mandatos

Na PB, 88 mulheres disputam mandatos de prefeita, enquanto 466 homens pleiteiam o cargo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) traz vários dados importantes sobre os candidatos a vereador e prefeito nas cidades de todo o país. Na Paraíba, já trouxemos nomes curiosos, idade do mais velhor e jovens postulantes a vereador e agora trazemos um dado, no mínimo preocupante, a participação da mulher como candidatas a prefeitas e vereadoras não chega a 35%. 

O levantamento do TSE revela que mesmo a maioria do eleitorado brasileiro e também na Paraíba ser formado por mulheres, elas não são as mais inscritas para disputar pleitos como prefeitas.

Segundo dados, o universo de mulheres que disputam mandatos de prefeita, vice-prefeita ou vereadora é de 3.565. O número é bem inferior ao dos homens. Conforme a Justiça Eleitoral, 69,59% (8.159) dos postulantes a um mandato eletivo são do sexo masculino, enquanto o percentual do sexo feminino é de apenas 30,41%.

Na ‘cabeça de chapa’, como chamamos os candidatos a prefeito e prefeita, figuram os nomes de 88 (15,88%) mulheres. Para os mesmos cargos, 466 (84,12%) entraram homens na disputa na disputa. Como candidatas a vice, a Paraíba apresenta 103 (18,59%) mulheres e 451 (81,41%) homens.

Já nas disputas para as Câmaras Municipais há 3.374 (31,78%) mulheres concorrendo e 7.242 (68,22%) homens.

Outro dado curioso é que algumas candidatas, como a postulante a prefeita de Cabedelo, Eneide Régis (PDT), e de Pocinhos, Eliane Galdino (PSB), são esposas de políticos. A primeira é casada com ex-prefeito da cidade portuária, Zé Régis, e a segunda é esposa do presidente da Assembleia Legislativa e candidato a prefeito de Campina Grande, Adriano Galdino (PSB).

Uma lei de cotas exige que as siglas tenham pelo menos 30% de suas postulações feitas por mulheres e quem descumprir será intimado pelos tribunais regionais eleitorais a regularizarem a situação. Há duas opções para quem não atingiu a meta: registrar mais mulheres ou cortar homens.

 

PB Agora com TSE

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe