A Paraíba o tempo todo  |

Partidos abrem temporada de convenções; confira as datas dos pré-candidatos a presidente

Nesta semana começam a ser realizadas as convenções partidárias, que vão confirmar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os nomes dos candidatos nas eleições de 2022. A partir de quarta-feira (20), os partidos políticos poderão oficializar suas candidaturas.

No pleito desse ano serão escolhidos presidente da república, vice-presidente, governador do Estado, senador, deputado federal e estadual.

As convenções devem ocorrer até 5 de agosto, conforme determina o calendário estabelecido pela Justiça. Elas poderão ocorrer de forma presencial, virtual ou híbrida no período designado. O TSE destaca que as convenções das federações deverão ocorrer de maneira unificada, como a de um único partido.

O primeiro partido a oficializar um nome para a disputa do Palácio do Planalto será o PDT, com Ciro Gomes. A convenção da sigla será em Brasília, na quarta-feira (20). Na quinta, (21), será a vez do PT formalizar o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo. Lula, no entanto, não deve participar do evento.

Já o MDB anuncia oficialmente Simone Tebet como candidata ao Planalto em 27 de julho, em evento virtual. O nome de Luiz Felipe d’Ávila será confirmado pelo partido Novo, no dia 30, em São Paulo. Também na capital paulista, o União Brasil lançará a a candidatura de Luciano Bivar, em 5 de agosto.

A partir de 16 de agosto, os candidatos registrados no TSE poderão começar a fazer a propaganda eleitoral.

Veja a lista:

Ciro Gomes (PDT): quarta-feira (20), em Brasília;
Lula (PT): quinta-feira (21), em São Paulo;
Andrés Janones (Avante): sábado (23), em Belo Horizonte;
Jair Bolsonaro (PL): domingo (24), no Rio de Janeiro;
Simone Tebet (MDB): quarta-feira (27), em evento virtual;
Luiz Felipe d’Avila (Novo): sábado (30), em São Paulo;
Luciano Bivar (União Brasil): 5 de agosto, em São Paulo.

Da Redação com Congresso em Foco

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      1
      Compartilhe