Por pbagora.com.br

A reunião da Comissão de Constituição e Justiça que oferecerá parecer ao presidente Arthur Cunha Lima sobre a devolução ou não das PECs que propõem a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios foi adiado para a próxima terça-feira (14). A disposição reinante entre os deputados é de, no mínimo, questionar a legitimidade do governador José Maranhão (PMDB) estancar o aniquilamento do TCM quando praticamente está concluído o processo legislativo.

O deputado Zenóbio Toscano (PSDB), presidente da CCJ, já adiantou que não será tão simples o processo de devolução das duas Propostas de Emenda Constitucional – a de nº 10, de iniciativa da deputado Iraê Lucena (PMDB) e outros, e a de nº 13, de autoria do Poder Executivo, assinada pelo ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Toscano vê falhas comprometedoras no ofício 056/CG/2009, assinado pelo governador Maranhão.

Segundo Zenóbio Toscano, o primeiro problema está relacionado à PEC nº 10. A propositura, que contou com a assinatura de, pelo menos, 12 deputados não pode, sob hipótese alguma, ser remetida para o Poder Executivo. “A razão é muito básica: a iniciativa da proposta é do parlamento”. Toscano explica: pelo Regimento Interno, apenas a deputada Iraê Lucena (PMDB), que está licenciada e responde pelo cargo de secretária de Acompanhamento da Gestão do Estado, como autora da PEC, teria condições de retirar a PEC da pauta, e mesmo assim com a anuência de 50% dos colegas que subscreveram o documento.

Quanto à outra PEC, esta sim de iniciativa do Poder Executivo (foi encaminhada pelo ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), em novembro do ano passado para a Assembléia Legislativa), Zenóbio Toscano chama a atenção para outro tipo de problema. Já aprovada pela CCJ no ano passado, tendo referendada a sua admissibilidade e reconhecida a constitucionalidade da iniciativa, a propositura já subiu para a presidência da Casa, que criou por sua vez uma Comissão Especial, que está em fase de conclusão dos trabalhos.

 

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Ricardo Pereira comemora números da pesquisa PB Agora/ Datavox em Princesa

O prefeito do município de Princesa Isabel e pré-candidato à reeleição, Ricardo Pereira, comemorou os números da pesquisa PB Agora/Datavox divulgada neste fim de semana. Segundo o gestor, os números…

Galdino revela sondagem do governador sobre 2022: “Vou dialogar”

Após a confirmação por parte do presidente nacional do Avante, Luis Tibé, do nome de Eliane Galdino como presidente estadual do partido, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…