A parceria já existente entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Governo do Estado, por meio do Hospital de Urgência e Emergência Dom Luiz Gonzaga Fernandes voltado à oferta de campo de estágio será ampliada. Em reunião, no último dia 6 de março, entre o diretor adjunto do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professor José Pereira do Nascimento; a chefe do Departamento de Fisioterapia, professora Giselda Félix; a Secretaria estadual de Desenvolvimento e Articulação Municipal (Sedam), por meio da secretária Ana Cláudia Vital; e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do secretário Geraldo Medeiros, foram encaminhadas demandas para possibilitar a participação de estagiários em mais serviços da unidade hospitalar.

Segundo Ana Cláudia, estudantes de Farmácia, Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia já estagiam no Hospital de Traumas de Campina Grande e, a partir desta ampliação, participarão de um maior número de intervenções em saúde. Além disso, ela lembrou que serão implantadas atuações de estágio para graduandos as áreas de Psicologia e Educação Física. “Essa é mais uma ação do Governo do Estado, em Campina Grande para a melhoria da saúde pública e geração de empregos”, disse Ana Cláudia.

Para o campo de estágio em Fisioterapia, a equipe do CCBS solicitou intervenções nas UTIs e nas urgências e emergências. Para Educação Física, a ideia é implantar a Ginástica Laboral para os profissionais do hospital, orientação no combate ao sedentarismo, entre outras ações. Em Psicologia, a proposta é para que os estagiários atuem no atendimento psicológico ambulatorial para comunidade (Psicoterapia e Plantão de Escuta Psicológica), no acompanhamento de rotina em leitos (Escuta Psicológica), apoio psicológico pré e pós-cirúrgico, acompanhamento em UTIs, no apoio psicológico aos familiares e acompanhantes dos pacientes internos e na orientação para educação em Saúde.

A demanda apresentada foi encaminhada pelo secretário de Saúde a diretora do Hospital de Traumas, Ingrid Ramalho, e a perspectiva é de que a ampliação do campo de estágio para os estudantes de Saúde da UEPB comece a ser executada o mais breve possível. Para o professor José Pereira, a adição das intervenções para os estagiários da Universidade é de grande relevância, tendo em vista que é com a prática na área de atuação que escolheram que o estudante se qualifica com excelência na sua formação.

 

 

Redação com assessoria

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Aprovado projeto que pede linha de crédito para artistas e transportadores de turismo e escolares

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, na última quarta-feira (1º), indicações do deputado Eduardo Carneiro (PRTB) para criação de linha de crédito para setores da cultura e também para…

Ministério Público investiga possível propaganda eleitoral antecipada, em Pombal

O Ministério Público Eleitoral (MPE) na Paraíba instaurou uma Notícia de Fato Eleitoral para investigar os fatos de propaganda eleitoral antecipada e de conduta vedada de distribuição de bens por…