A Paraíba o tempo todo  |

Parceria entre UEPB e Governo amplia campo de estágio para estudantes da área de Saúde

A parceria já existente entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Governo do Estado, por meio do Hospital de Urgência e Emergência Dom Luiz Gonzaga Fernandes voltado à oferta de campo de estágio será ampliada. Em reunião, no último dia 6 de março, entre o diretor adjunto do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professor José Pereira do Nascimento; a chefe do Departamento de Fisioterapia, professora Giselda Félix; a Secretaria estadual de Desenvolvimento e Articulação Municipal (Sedam), por meio da secretária Ana Cláudia Vital; e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do secretário Geraldo Medeiros, foram encaminhadas demandas para possibilitar a participação de estagiários em mais serviços da unidade hospitalar.

Segundo Ana Cláudia, estudantes de Farmácia, Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia já estagiam no Hospital de Traumas de Campina Grande e, a partir desta ampliação, participarão de um maior número de intervenções em saúde. Além disso, ela lembrou que serão implantadas atuações de estágio para graduandos as áreas de Psicologia e Educação Física. “Essa é mais uma ação do Governo do Estado, em Campina Grande para a melhoria da saúde pública e geração de empregos”, disse Ana Cláudia.

Para o campo de estágio em Fisioterapia, a equipe do CCBS solicitou intervenções nas UTIs e nas urgências e emergências. Para Educação Física, a ideia é implantar a Ginástica Laboral para os profissionais do hospital, orientação no combate ao sedentarismo, entre outras ações. Em Psicologia, a proposta é para que os estagiários atuem no atendimento psicológico ambulatorial para comunidade (Psicoterapia e Plantão de Escuta Psicológica), no acompanhamento de rotina em leitos (Escuta Psicológica), apoio psicológico pré e pós-cirúrgico, acompanhamento em UTIs, no apoio psicológico aos familiares e acompanhantes dos pacientes internos e na orientação para educação em Saúde.

A demanda apresentada foi encaminhada pelo secretário de Saúde a diretora do Hospital de Traumas, Ingrid Ramalho, e a perspectiva é de que a ampliação do campo de estágio para os estudantes de Saúde da UEPB comece a ser executada o mais breve possível. Para o professor José Pereira, a adição das intervenções para os estagiários da Universidade é de grande relevância, tendo em vista que é com a prática na área de atuação que escolheram que o estudante se qualifica com excelência na sua formação.

 

 

Redação com assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe