Por pbagora.com.br

A parceria já existente entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Governo do Estado, por meio do Hospital de Urgência e Emergência Dom Luiz Gonzaga Fernandes voltado à oferta de campo de estágio será ampliada. Em reunião, no último dia 6 de março, entre o diretor adjunto do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professor José Pereira do Nascimento; a chefe do Departamento de Fisioterapia, professora Giselda Félix; a Secretaria estadual de Desenvolvimento e Articulação Municipal (Sedam), por meio da secretária Ana Cláudia Vital; e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do secretário Geraldo Medeiros, foram encaminhadas demandas para possibilitar a participação de estagiários em mais serviços da unidade hospitalar.

Segundo Ana Cláudia, estudantes de Farmácia, Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia já estagiam no Hospital de Traumas de Campina Grande e, a partir desta ampliação, participarão de um maior número de intervenções em saúde. Além disso, ela lembrou que serão implantadas atuações de estágio para graduandos as áreas de Psicologia e Educação Física. “Essa é mais uma ação do Governo do Estado, em Campina Grande para a melhoria da saúde pública e geração de empregos”, disse Ana Cláudia.

Para o campo de estágio em Fisioterapia, a equipe do CCBS solicitou intervenções nas UTIs e nas urgências e emergências. Para Educação Física, a ideia é implantar a Ginástica Laboral para os profissionais do hospital, orientação no combate ao sedentarismo, entre outras ações. Em Psicologia, a proposta é para que os estagiários atuem no atendimento psicológico ambulatorial para comunidade (Psicoterapia e Plantão de Escuta Psicológica), no acompanhamento de rotina em leitos (Escuta Psicológica), apoio psicológico pré e pós-cirúrgico, acompanhamento em UTIs, no apoio psicológico aos familiares e acompanhantes dos pacientes internos e na orientação para educação em Saúde.

A demanda apresentada foi encaminhada pelo secretário de Saúde a diretora do Hospital de Traumas, Ingrid Ramalho, e a perspectiva é de que a ampliação do campo de estágio para os estudantes de Saúde da UEPB comece a ser executada o mais breve possível. Para o professor José Pereira, a adição das intervenções para os estagiários da Universidade é de grande relevância, tendo em vista que é com a prática na área de atuação que escolheram que o estudante se qualifica com excelência na sua formação.

 

 

Redação com assessoria

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Representantes da transição de Cartaxo para Cícero na PMJP se reúnem hoje

Uma reunião entre os membros das comissões de transição do atual prefeito, Luciano Cartaxo (PV) para o prefeito eleito, Cícero Lucena (PP), devem se reunir nesta sexta-feira (04), quem afirma…

Saiba como será o plano de vacinação para o combate a Covid-19, na Paraíba

Em entrevista a imprensa, o Secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrami, destacou detalhes do plano de vacinação para quando a vacina de combate ao…