A Paraíba o tempo todo  |

Oposicionista denuncia problemas na saúde da Capital

 O vereador Lucas de Brito (DEM) denunciou, nesta terça-feira (29), diversos problemas na gestão da saúde em João pessoa. Ele aproveitou a presença da secretária municipal, Mônica Rocha, na Câmara, para pedir esclarecimentos.

 

O primeiro questionamento foi relacionado ao contingenciamento, por parte da Secretaria de Saúde de recursos federais destinados a maternidades da Capital.

 

“Em 2014, a própria Secretaria de Saúde de João Pessoa reconheceu que reteve indevidamente esses recursos. Inclusive, chegou a elaborar minutas de contratos para regularizar a situação, junto às maternidades, mas esses contratos jamais chegaram a ser concluídos. O contingenciamento persiste. São 18 milhões a menos para o atendimento às mães, às mulheres e ao nascimento com dignidade dos pessoenses”, afirmou Lucas.

 

O vereador trouxe também dados do Sistema único de Saúde (SUS). O Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), em março de 2015, teria apontado que 40 máquinas de hemodiálise foram enviadas ao Hospital Santa Isabel, em João Pessoa, e estariam sem funcionamento.

 

“Quantos pessoenses deixaram de receber um tratamento condigno, através da hemodiálise, porque essas máquinas – que custaram milhões de reais – estão paradas, encaixotadas no Hospital Santa Isabel? É preciso aprimorar a gestão da saúde na Capital”, disparou o democrata.

 

Por fim, Lucas de Brito (DEM) também denunciou falhas no Complexo Hospital de Mangabeira, também conhecido como Trauminha. Um relatório do DENASUS, de julho deste ano, mostrou o corte no número de cirurgias realizadas na Unidade, por falta de material médico.

 

“De acordo com a auditoria, de março de 2014 até fevereiro de 2015, 748 cirurgias deixaram de ser realizadas no Trauminha, sendo 569 pacientes internos e 179 externos. Dessas, 226 foram suspensas por falta material médico”, concluiu o vereador.

 

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe